fbpx 260711774397346
AdministrativaBancáriaContabilidadeControleDicasFiscal

Direito Empresarial: 6 temas para TCC da graduação ou pós-graduação

By 22 de agosto de 2019 No Comments
TCC em Direito Empresarial

Está chegando ao final do seu curso de graduação ou pós-graduação e procura por um tema da área do Direito Empresarial para o seu TCC? Você está no lugar certo!

O Direito Empresarial é uma das sete áreas que o bacharel pode escolher para a peça prática da segunda fase do Exame da OAB. Além disso, é uma das disciplinas que possui alta recorrência em provas de concursos públicos.

Pensando nisso, para ajudá-lo a escolher um tema que o ajudará com seu trabalho de conclusão de curso e, ao mesmo tempo, para sua preparação para ingressar no funcionalismo público ou ser aprovado no Exame da OAB, selecionamos uma lista com os seis principais temas da área do Direito Empresarial.

A partir das sugestões abaixo, você poderá aprofundar seus conhecimentos e estar devidamente apto para fazer provas importantes.

Vale ressaltar que mesmo que você já seja um funcionário público, um curso de pós-graduação representa a oportunidade de aumentar seus benefícios, inclusive financeiros.

Continue a leitura e prepare-se para escolher seu tema!

Direito Empresarial: temas mais recorrentes em concursos públicos que podem ser usados como tema para TCC

1. Direito Societário

Dentro do Direito Empresarial, o Direito Societário é o tema que aparece com maior frequência em provas de concursos públicos. Candidatos a cargos como Procurador Municipal, Promotor de Justiça, Defensor Público, entre outros, tiveram de responder perguntas referentes ao tema.

Os subtemas relacionados ao Direito Societário são: Aspectos gerais do Direito Societário, Sociedades não personificadas, Sociedade Simples, Sociedade Limitada, Sociedade Anônima, Tipos societários menores, e Operações societárias.

2. Teoria Geral do Direito Empresarial

Este tema, a primeira vista, pode até parecer muito abrangente para se tornar um TCC relevante dentro da área do Direito Empresarial. No entanto, os subtemas são bastante promissores neste sentido.

Os principais são: Registro e escritura, subtema exigido com maior frequência em provas de concursos públicos, A empresa, Empresário, Estabelecimento empresarial e Nome empresarial.

As questões relacionadas à Teoria Geral do Direito Empresarial estiveram presentes nos concursos do DPE, TJ, MPE, entre outros.

3. Falência e Recuperação de Empresas

Um tema bastante atual e que oferece diversas possibilidades para conciliar o trabalho de conclusão de curso com os estudos preparatórios para um concurso público ou Exame da OAB.

Perguntas relacionadas ao tema foram exigidas de candidatos aos cargos de Promotor de Justiça, Inspetor Fiscal de Rendas, Defensor Público, Auditor de Controle Interno, entre outros.

Os principais subtemas são: Falência, Recuperação Judicial e a Recuperação Extrajudicial.

4. Títulos de Créditos

Os Títulos de Créditos já estiveram presentes em quase mil provas de concursos e, por esse motivo, merecem ser considerados como temas para um excelente TCC.

Títulos em Espécie é o subtema mais recorrente nas provas e já foi exigido em concursos como os de prefeituras das principais cidades brasileiras, TJ, CREF, MPE, entre outros.

Os outros subtemas são: endosso, aval e protesto, e ações cambiárias.

5. Direito da Propriedade Industrial

Os principais temas relacionados ao Direito da Propriedade Industrial são: Bens tutelados, Requisitos para registro e patente, Procedimento administrativo, Utilização e Extinção da propriedade.

Candidatos aos cargos de Juiz de Direito, Juiz Federal, Advogado, Analista Jurídico, entre outros, responderam questões relacionadas a esse tema do Direito Empresarial.

6. Contratos Empresariais

As mais diversas formas de contratos são o foco central deste tema. Dentre os subtemas mais exigidos em provas de concursos, destacam-se: Contratos Bancários, Locação Empresarial, Compra e Venda Mercantil, Franquia, Representação comercial, Contrato de Seguro, Factoring, Alienação Fiduciária, Leasing ou Arrendamento Mercantil.

Perguntas relacionadas ao tema já estiveram presentes nos concursos de órgãos como Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Corregedoria Geral Estadual, entre outros.

 

A melhor forma de se preparar para um concurso público ou Exame da OAB é contar com uma metodologia especializada e com comprovação de eficácia para aumentar suas chances de aprovação.

Se procura por uma pós-graduação na área do Direito Empresarial, assegure-se de procurar uma instituição de ensino que conta com docentes reconhecidos em suas áreas e de uma estrutura que lhe ofereça todo suporte necessário para seu aproveitamento.

Seu futuro está só começando. Caminhe seguro rumo ao sucesso!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of