fbpx
Dicas

Erros na preparação para concursos: os 7 pecados capitais!

By 18 de janeiro de 2019 No Comments

Tem muita gente que estuda para concursos público, mas tem também muita gente cometendo erros na preparação para concursos. Você está se preparando de forma correta? Separamos os 7 pecados capitais dos concurseiros.

Você deve estar se perguntando a todo instante: estou me preparando de forma correta? Estou cometendo erros na minha preparação para concursos? Qual o melhor plano de estudos? Qual o melhor material? Qual o melhor professor? Tenho os hábitos que os aprovados têm? Todas essas dúvidas devem está passando pela sua cabeça, iremos listar nesse texto os 7 principais erros na preparação e que você deverá evitá-los ao máximo.

Muitos brasileiros têm o sonho de ingressar no serviço público e, não apenas desfrutar de estabilidade, como também de seus inúmeros benefícios que a carreira traz: ótimos salários, estabilidade empregatícia e jornadas de trabalho adequadas.
A jornada de um concurseiro é um caminho de incertezas e dúvidas. Existe todo um caminho a ser trilhado, até atingir o objetivo final: ser aprovado no concurso dos seus sonhos.
No entanto, todo cuidado é pouco. É importante levar em consideração que todo o esforço e disciplina dos concurseiros podem ser anulados por causa da inobservância destes 7 pecados capitais.

Confira os 7 erros na preparação para concursos públicos (7 pecados capitais):

  1. Preguiça
  2. Avareza
  3. Orgulho
  4. Ira
  5. Luxúria
  6. Gula
  7. Inveja

#1 Preguiça

Se deseja ser aprovado em um concurso público, tenha consciência que um de seus principais inimigos será a preguiça. Ela pode significar a falta de disposição para realizar alguma certa atividade e por isso falta vontade de retornar ou iniciar qualquer forma de esforço. Mesmo os concurseiros mais dedicados cansam e se desmotivam. O importante é reconhecer este momento e dar a volta por cima.
Disciplina é o segredo do sucesso. Tenha metas bem definidas, monte seu cronograma de estudos, sempre respeitando os horários de descanso e alimentação. Não se esqueça de manter o foco no prêmio: todo seu esforço será recompensado com a aprovação.

# 2 Avareza

Avareza é reconhecida como alguém pão-duro e que tem medo de perder algo que possui. Entenda que economizar em livros e materiais de estudo não vão aproximá-lo da aprovação. Encare tais gastos como um investimento em seu futuro. Tenha como apoio bons materiais e livros.

#3 Orgulho

A máxima “nenhum homem é uma ilha” entra aqui. Não rejeite ajuda e não guarde dúvidas. Dessa forma, troque ideias, opiniões e, por que não, planos de estudo e materiais com outros concurseiros com o intuito de estudar juntos para expandir seus horizontes e ajudá-lo a encarar um desafio de outra maneira. Além disso, conversar com os seus colegas nas horas livres, pode ser uma ótima forma de distrair um pouco dos estudos.

#4 Ira

Algo não saiu como você esperava? Certamente, ficar com raiva não vai mudar os fatos e pode prejudicar seu foco. Toda frustração deve ser convertida em motivação para que a aprovação aconteça. Tenha paciência, mantenha a calma e crie laços empáticos com todos envolvidos em seu processo de preparação.
Resumindo: “Quando a raiva chega, a sabedoria parte.”

#5 Luxúria

Pense que quanto menos você se distrair, melhor será o seu aproveitamento. Evite baladas, comida e bebida em excesso na véspera do concurso. Aproveite para ter uma alimentação balanceada e uma boa noite de sono, assim facilitará o seu processo de memorização, pois é nessa hora em que o nosso corpo armazena o conhecimento adquirido durante os estudos.

#6 Gula

Não queira abraçar o mundo com as pernas. Atenha-se a estudar apenas o que pede o edital do concurso de seu interesse. Adote métodos de estudo que sejam simples, mas eficazes. Equilíbrio é a palavra-chave. Foque em uma área de concurso e pare de estudar todos os editais que é publicado.
Assim como nos estudos em sua alimentação não pode ser diferente. Alimente-se bem. Não coma comidas pesadas na véspera da prova.

#7 Inveja

Entenda que cada pessoa aprende melhor de uma determinada maneira. O que funciona para um candidato que obteve a aprovação em um concurso, pode não funcionar para você. O autoconhecimento é importante para determinar sua rotina de estudos e a melhor maneira de absorver todo o conteúdo necessário. Tenha em mente que o que separa você da carreira pública é a preparação. Tenha autocontrole e respeite seus limites. Sua aprovação está mais próxima do que imagina.

Conclusão

Portanto, todos os 7 pecados capitais dos concurseiros são normais. Mas o exagero pode atrapalhar a sua preparação. Dessa forma, disciplina é o caminho do sucesso. Foque em uma área de concurso assim ficará mais fácil estudar as disciplinas do conteúdo programático. Escolha um melhor método de estudos e que melhor se encaixe em sua rotina. Não estude apenas quando sair o edital é muito importante antecipar sua preparação. Durma, se alimente e faça exercícios físicos paralelamente enquanto se prepara, pois o seu corpo memorizará melhor e ficará mais disposto. E a desorganização pode ser um vilão e causar estress.

Se você gostou de saber mais sobre esses erros na preparação para concursos, dê uma olhada no texto: Desorganização causa estresse

Leave a Reply