Warning: session_start(): open(/var/lib/php/sessions/sess_0pactvggf5steq0h04mhgsdf7p, O_RDWR) failed: No space left on device (28) in /home/forge/maquinadeaprovacao.com.br/public/wp-content/plugins/wpdiscuz/class.WpdiscuzCore.php on line 59

Warning: session_start(): Failed to read session data: files (path: /var/lib/php/sessions) in /home/forge/maquinadeaprovacao.com.br/public/wp-content/plugins/wpdiscuz/class.WpdiscuzCore.php on line 59
O que são mapas mentais e como eles podem ajudá-lo a passar em um concurso | Máquina de Aprovação
Dicas

O que são mapas mentais e como eles podem ajudá-lo a passar em um concurso

By 18 de julho de 2016 No Comments

O volume de matérias, tópicos, pontos importantes, artigos de leis, regras gramaticais, fórmulas variadas, etc., que é preciso estudar para passar em um concurso é imenso.

Por isso, a organização pode ser considerada uma estratégia essencial para que um candidato possa estudar tudo o que precisa para fazer a prova.

A boa notícia é que é possível lançar mão de recursos para ajudá-lo nessa tarefa nada fácil. Um desses são os mapas mentais.

Mas, afinal, o que são mapas mentais?

Os mapas mentais podem ser definidos como anotações ou fichas coloridas, repletas de símbolos, imagens e letras grandes que, de acordo com os especialistas, facilitam a memorização do que está sendo estudado.

As fichas coloridas vão criando um mapa de tudo o que o candidato está estudando, aumentando expressivamente a probabilidade de que ele se lembre de todo o conteúdo na hora da prova e, consequentemente, a sua aprovação no concurso.

O mapa mental tem a função de substituir os resumos lineares e são ideais para revisar um conteúdo bastante extenso em pouco tempo e com muita eficiência.

 

Como criar um mapa mental

Em primeiro lugar, é preciso compreender que não há uma maneira certa ou errada de criar um mapa mental. As pessoas aprendem e memorizam conteúdo de formas diferentes e, portanto, devem utilizar o mapa mental que mais se adequá ao seu estilo de estudo.

Há diferentes maneiras de se criar um mapa mental. O modelo tradicional é aquele em que há um tópico principal, que vai abrindo vários subtópicos, chamados de ramos, até que todo o conteúdo seja alcançado.

Você ainda pode utilizar fichas coloridas (ou post-its coloridos) para montar o seu mapa mental. Há toda uma questão psicológica envolvida entre as cores das fichas e os espaços em branco entre elas, que contribuem para que você consiga memorizar o conteúdo com maior facilidade.

Uma característica do uso dos mapas mentais com fichas coloridas é que você pode utilizar várias fichas com poucas palavras em cada uma delas. Isso funciona como um tipo de palavra ou frase chave que fará com que você se lembre de todo o conteúdo.

O principal das fichas coloridas é que elas são COLORIDAS mesmo. Use tudo o que estiver ao seu alcance: canetinhas, lápis de cor ou giz de cera. Escreva com letras garrafais, faça desenhos, enfim, tudo para deixar o seu cérebro atento e a memória trabalhando.

Com o passar do tempo, você perceberá que usará sempre os mesmos símbolos quando se referir à uma palavra ou uma frase. Sendo assim, logo você poderá fazer um glossário dos símbolos que mais usa para que a criação das fichas seja cada vez mais rápida.

Há, ainda, os mapas mentais tecnológicos, ou seja, aplicativos e softwares que você pode baixar em seu dispositivo móvel (tablet ou celular) para facilitar a organização das suas ideias e tópicos a serem estudados.

Veja o vídeo abaixo e entenda mais sobre mapas mentais:

E se você pudesse contar com a consultoria de um especialista para ser aprovado?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of