fbpx 260711774397346
Dicas

Papel e caneta são seus aliados

By 31 de outubro de 2019 No Comments

Ontem, enquanto dirigia para deixar minha esposa no trabalho, percebi que em um dado momento ela pegou um caderninho na bolsa, uma caneta e fez algumas anotações. 

Ela tem um iPhone que faz praticamente tudo, sincroniza tudo na nuvem, tem vários aplicativos de gestão de tarefas, bloco de notas, entre outros; mas lá estava ela com um caderninho e caneta.

Fiquei intrigado com aquilo e perguntei: “Meu bem, por que ao invés de anotar no caderninho você não anota no celular?” 

Ela rapidamente me respondeu: “Eu prefiro anotar o que tenho que fazer no caderninho, sem distrações, e fica tudo aqui. Se eu pego o celular para anotar algo, já abro logo as notificações, quando vejo estou no Instagram, Youtube… e nem lembro mais o que eu ia anotar.”

Você já parou para pensar quanto tempo perde com distrações?

Interrupções como notificações, mídias sociais, alguém batendo na sua porta, alternar janelas para verificar e-mails de vez em quando… Tudo isso interrompe o seu fluxo, a sua concentração.

Notificações são suficientes para desviar o seu foco e fazer com que você comece de novo ou nem lembre o que estava fazendo. Já aconteceu isso com vocês?

E o que isso tem a ver com aprovação em concursos?

Aqui no EduQC, nós recomendamos aos alunos utilizarem a técnica de pomodoro para evitar distrações e ganhar produtividade nos estudos. 

O caminho rápido para você passar em um concurso público é você estudar pelo seu próprio material. Porém, você só consegue estudar pelo seu material, se você produzir um. 

O Victor, fundador do EduQC e aprovado em mais de 10 concursos de ponta, sempre fala que produzir o seu próprio material é o processo mais importante e o mais negligenciado pelos alunos. 

Enquanto você está estudando, você deve produzir o seu próprio material por meio de resumos. 

Esse resumo pode ser feito em softwares como o Word, Google Drive, Evernote… mas tenha sempre em mente que você não deve alimentar as suas distrações. O que adianta você estar com uma janela aberta do Google Drive e ficar recebendo notificações de conversas do Whatsapp?

Lembro de uma conversa aqui na empresa com o Victor e com um aluno que veio nos visitar e que perguntou: “Qual a melhor ferramenta para eu produzir os meus resumos?”

E rapidamente o Victor respondeu: “Não existe tecnologia melhor do que papel e caneta para produzir resumos.”

Papel e caneta são seus aliados na sua caminhada até a aprovação.

Sua aprovação fica mais longe enquanto você gasta seu tempo alimentando suas distrações.

Quer saber mais sobre essa ferramenta que está mudando o jeito de estudar de muita gente? Clica aqui.

Fernando Carvalho
COO @EduQC

Leave a Reply