fbpx 260711774397346
Diplomacia

Apenas um PcD aprovado, resultado final dia 21

By 16 de janeiro de 2020 No Comments

*PcD é uma sigla que significa Pessoa com Deficiência, utilizada pelo Iades.

Resultados provisórios da perícia médica e da heteroidentificação

Na quarta-feira (15/01/2020), a diretora do Instituto Rio Branco (IRBr), embaixadora Maria Stela, publicou os resultados provisórios da perícia médica e da heteroidentificação, do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2019.

Os resultados constam no edital nº8, publicado no Diário Ofical da União (DOU) e divulgado na página do Iades.

 

Clique na imagem para acessar o resultado no DOU

 

 

A perícia médica e a heteroidentificação

Os resultados provisórios referem-se à perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência e ao procedimento de heteroidentificação dos candidatos que se autodeclararam negros, nos termos do edital de abertura.

Foram convocados para os exames 2 candidatos que se declararam com deficiência e 11 candidatos que se autodeclaram negros, conforme o edital de convocação nº7.

Dois candidatos eliminados

Os resultados desta quarta-feira, embora provisórios, revelam que dois candidatos, um de cada categoria, foram eliminados.

Não são informadas as razões das eliminações. Os candidatos podem simplesmente não ter comparecido aos exames, que foram realizados em Brasília.

Dez negros e um PcD aprovados

No resultado final da segunda fase, somente 11 candidatos autodeclarados negros e 2 candidatos declarados deficientes superaram as notas mínimas para aprovação. Desse modo, caso sejam mantidas as eliminações provisórias na perícia e na heteroidentificação, apenas 10 negros e 1 deficientes serão aprovados no CACD 2019.

Nas inscrições do concurso, 886 candidatos autodeclararam-se negros e 92 candidatos declaram-se deficientes.

Ampliação dos aprovados finais em ampla

O item 8.3, do edital nº1, previa a possibilidade de aprovação final de 42 candidatos em ampla concorrência; 11 negros; e 3 deficientes. Caso não haja reversão das eliminações, poderão ser aprovados 45 candidatos em ampla concorrência, três a mais que o previsto.

A classificação final no concurso que determinará a ordem de ingresso dos aprovados na classe inicial da carreira de diplomata, conforme a disponibilidade de vagas durante o prazo de validade do concurso.

Possível alteração do convocado na vaga para deficiente

edital nº1 prevê a convocação de 15 candidatos em ampla concorrência, 4 negros e 1 deficiente. O prazo de validade é de 90 dias, a partir da publicação do resultado final, mas pode ser prorrogado uma vez por igual período.

O candidato declarado deficiente eliminado na perícia médica estava classificado na 1ª colocação lista de deficientes. Desse modo, caso não haja reversão do resultado, poderá ser convocado para posse o 2º colocado.

Resultado final do CACD 2019

Conforme o edital nº 8, o prazo para interposição de recursos contra o resultado provisório se encerra na próxima sexta-feira (17/01)e serão divulgados os resultados finais da perícia médica e da heteroidentificação, assim como o resultado final do concurso, na próxima terça-feira (21/01).

Acertar na prova e nos estudos

A plataforma de Diplomacia, da Máquina de Aprovação, é a melhor ferramenta disponível para sistematizar os estudos e fazer correções de percurso, para uma jornada mais curta.

O sistema foi desenvolvido pelo engenheiro formado no ITA e mestre em estatística pela Unb, Victor Maia.

 

Imagem destacada: dezembro de 2019, cerimônia de cumprimentos à comunidade diplomática (Leonardo Hladczuk/MRE/Flickr).

 

 

 

Leave a Reply