fbpx 260711774397346
Diplomacia

Edição 2019 do CACD não termina antes do Natal

By 24 de dezembro de 2019 No Comments

O calendário natalino do CACD

O primeiro Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), organizado pela parceria entre o Instituto Rio Branco (IRBr) e a banca Iades, não terá o resultado final publicado em 2019. A parceria estreante não atingirá o mesmo feito dos concursos anteriores que foram realizados pela parceria IRBr/Cespe e tiveram calendários semelhantes, mas foram concluídos antes da data do Natal.

Para os candidatos a diplomata, desde 2013, o segundo semestre é o semestre do CACD. Naquele ano, pela primeira vez, o concurso foi lançado no mês de junho e concluído a poucos dias do feriado natalino. O calendário foi mantido, com poucas alterações, nos anos seguintes. 

Assim, os candidatos bem sucedidos esperavam, como “recompensa pelo bom comportamento”, a vaga na carreira de diplomata de presente de Natal. 

As exceções de 2014 e 2019: eleições e falha técnica

O ano de 2014 e o de 2019 são as exceções ao calendário natalino do CACD. Na edição daquele ano, em função das eleições, o calendário foi diferenciado. O concurso foi lançado no primeiro semestre e concluído no tempo recorde de aproximadamente 4 meses, antes do início do período de bloqueio de nomeações imposto pela legislação eleitoral. 

Na edição deste ano, conquanto não tivesse eleições, o concurso terá conclusão somente no ano seguinte, devido a atraso ocasionado por falha técnica. O resultado final será divulgado na data provável de 6 de janeiro de 2020, conforme informado no edital nº 6, recentemente publicado. O concurso terá conclusão mais de 6 meses após o lançamento do edital de abertura.

Troca de bancas

De 2002 a 2018, por 18 edições consecutivas, o IRBr escolhera o Cespe para auxiliá-lo na execução do CACD. Porém, em 2019, o IRBr entendeu que o Iades apresentou melhor proposta e decidiu pela contratação da nova banca.

Economia faz Cespe ser substituido pelo Iades

O edital de abertura de 2019 foi lançado em período semelhante aos editais anteriores e continha calendário também parecido com os dos concursos passados. 

Falha técnica

No entanto, após reconhecimento de falha técnica nas correções das provas da segunda fase, o resultado provisório do concurso foi anulado. O número de inscrição dos candidatos figurou nas folhas de correção e isso violaria as normas do edital de abertura. 

Iades anula resultado da segunda fase e realiza nova correção das provas

Novo calendário

Após a nova correção das provas de segunda fase, foi publicado o edital nº6 contendo o novo resultado provisório e novas datas para o cronograma previsto inicialmente, no edital nº4

As novas datas compreendem o período recursal, resultado final, perícia médica para os candidatos deficientes e procedimento de heteroidentificação para os candidatos negros. 

Resultado final em janeiro

Apesar do atraso, a edição de 2019 terá 185 dias entre o edital de abertura e o resultado final. A duração está 7 dias abaixo do concurso mais longo (2016: 192 dias). A previsão inicial era de 140 dias.

Confira mais posts sobre o CACD

Imagem destacada: celebração natalina no Ministério das Relações Exteriores (Márcio Batista/MRE/Flickr).

Leave a Reply