fbpx 260711774397346
Diplomacia

IADES divulga data para novo resultado provisório do CACD

By 5 de dezembro de 2019 No Comments

Diplomatas em coletiva de imprensa no Ministério das Relações Exteriores (Leonardo Hladczuk/MRE/Flickr)

Anulação do resultado provisório

O Iades divulgou comunicado, no dia 26 de novembro, informando a anulação do resultado provisório da segunda fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), de 2019.  A anulação ocorreu 21 dias após a divulgação do resultado provisório, que fora publicado no dia 5 de novembro, por meio do edital nº 4.

Anulação do resultado provisório da segunda fase do CACD 2019

A segunda fase é a única fase classificatória do concurso. Portanto, o resultado indicava qual seriam os prováveis novos diplomatas, a ocupar as 20 vagas lançadas nesta edição do CACD. Agora, o resultado será revisto.

“Blind review” prejudicado

A anulação das correções de uma fase inteira é fato inédito na história do CACD. A justificativa para o ato extremo está numa falha técnica. 

Conforme descrito no comunicado, o “número de inscrição dos candidatos figurou nas folhas de respostas”. Como o número de inscrição já havia sido divulgado em edital público, associado aos nomes dos candidatos,  a falha contraria o item 14.5.1, do edital nº 1, o qual garante que  “não serão identificadas, para efeito de correção, as provas do concurso”. 

A norma é fundamentada no princípio da impessoalidade, prevendo que a identificação dos autores das respostas poderia ocasionar parcialidade nas correções. Desse modo, a correção deve ser feita às cegas. Método mais conhecido pelo termo inglês blind review.

Grosso modo, o programa televisivo Mestre do Sabor, da Rede Globo, apoia-se no mesmo princípio e método para avaliação dos concorrentes do concurso gastronômico.

“Blind review” no Mestre do Sabor (Victor Pollak/Globo)

Solução: nova correção

O Iades informa que será realizada nova correção das provas de segunda fase, por nova banca avaliadora. 

No entanto, não divulgou a composição das bancas, seja da que teve o trabalho anulado, como da que realizará a nova correção.

Padrão de respostas

Apesar da anulação do resultado preliminar e da determinação de uma nova banca para correção das provas, os padrões de resposta foram mantidos. Portanto, diante dos mesmos parâmetros, espera-se que a coerência das correções seja mantida.

No dia 5 de novembro, o Iades divulgou padrões de resposta para as questões das 8 provas da segunda fase. Estão todos disponíveis na página do concurso e nos links abaixo.

Data do novo resultado provisório

O novo resultado provisório será divulgado na segunda-feira, dia 16 de dezembro de 2019. A informação consta no edital nº 5, que não revela qual será o prazo para recursos e quando será divulgado o resultado final do concurso.

Confira mais posts sobre o CACD

 

Leave a Reply