fbpx 260711774397346
Diplomacia

Senado da Argentina aprova indicação de embaixador no Brasil

By 26 de fevereiro de 2020 No Comments

Aprovação de Daniel Scioli

O Senado da Argentina aprovou por unanimidade, na quinta-feira (20/02/2020), a indicação de Daniel Scioli para chefiar a Embaixada da Argentina no Brasil.

O pedido de agrèment,  feito pelo governo do presidente argentino Alberto Fernández, fora recebido pelo governo brasileiro no dia 17 de dezembro de 2019 e aprovado em menos de 24 horas.

Daniel Scioli se encontrou com o presidente Bolsonaro em Brasília, no dia 12 de dezembro de 2019, antes do seu pedido agrément (Carolina Antunes/PR/Flickr).

O histórico do novo embaixador

Scioli não é diplomata de carreira, mas tem extensa trajetória política. O futuro embaixador da Argentina no Brasil foi vice-presidente do seu país, entre 2003 e 2007, quando o presidente era Néstor Kirchner.

Além disso, após deixar o poder executivo nacional, ocupou o cargo de governador da Província de Buenos Aires, até 2015. Nesse ano, liderou chapa nas eleições presidenciais, que disputou contra Mauricio Macri.

Assim como no Brasil, a eleição presidencial argentina é realizada em dois turnos. Scioli venceu o primeiro, mas perdeu para Macri no segundo.

Em 2017, Scioli foi eleito deputado nacional, cargo que deverá renunciar para assumir a nova função.

Antes mesmo de dar esse passo, Scioli revela, por meio dos seus perfis no Twitter e no Instagram, que tem desenvolvido intensa agenda de negociações com autoridades brasileiras.

Sabatina de 12 embaixadores

Dois dias antes (18/02) de ser aprovado por unanimidade em votação no plenário, Scioli foi sabatinado na Comissão de Acordos do Senado da Argentina.

A sabatina de Scioli ocorreu juntamente com a de outros 11 indicados a diferentes embaixadas. Todos foram aprovados, apesar do indicado à Organização dos Estados Americanos (OEA) ter recebido 20 votos contrários.

O vídeo de mais de 5 horas, que compreende a sessão completa, está disponível no canal Senado Argentina no Youtube.

Trechos de cada sabatina

O canal Senado Argentina também disponibilizou vídeos dos trechos de cada sabatina. Os vídeos estão disponíveis nos links a seguir:

Sabatinas de Embaixadores Brasileiros

Em publicação anterior, divulgamos links de vídeos de sabatinas de diversos indicados às embaixadas brasileiras no exterior. Confira:

Maços ostensivos e sabatinas da CRE

Como está sua preparação para o CACD?

A Máquina de Aprovação foi desenvolvida pelo engenheiro Victor Maia, para que o candidato saiba sua probabilidade de aprovação e o caminho certo para aperfeiçoar seus estudos. Descubra essa tecnologia!

 

Conheça os planos

 

Imagem destacada na página inicial: sabatina de Daniel Scioli (Carlos Díaz Azcué/Senado da Argentina/Instagram).

Leave a Reply