fbpx 260711774397346
Jurídica

Número de mulheres no judiciário ainda é menor que o de homens

By 14 de setembro de 2018 No Comments

Apenas 37% dos magistrados brasileiros são mulheres. Esse percentual é resultado de um estudo realizado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) que, com a participação de 62,5% dos juízes do Brasil, traçou o perfil sociodemográfico da categoria.

O percentual, entretanto, teve um crescimento de 12% quando comparado ao percentual de mulheres atuantes na magistratura na década de 1990.

As juízas progridem menos na carreira

Ainda em comparação com os juízes, as magistradas progridem menos em suas carreiras. De acordo com os resultados, no primeiro estágio da carreira, 44% são mulheres que ocupam o cargo de juízas substitutas. Os juízes nesse primeiro estágio correspondem a 39%.

O percentual de desembargadoras é de 23% e de ministras de tribunais superiores 16%. Portanto, a maioria esmagadora na magistratura brasileira é de homens.

Preconceito

A diretora do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, Maria Tereza Sadek, a diferença de gêneros entre os juízes brasileiros se deve, em certo grau, ao preconceito: “é possível que haja uma dose de preconceito já que para entrar, mulheres e homens competem por meio de provas.

No entanto, algumas progressões dependem de indicações. Mas não creio que seja só isso. As mulheres ainda têm muitas atribuições domésticas e isso gera impacto profissional. De qualquer forma, é um dado que precisa ser estudado, já que não fomos a fundo em relação aos motivos dessa diferença e ela pode ser observada também em outras carreiras”, conclui.

A pesquisa completa realizada pela CNJ pode ser acessada aqui.

Multiplique suas chances de aprovação 

Máquina de Aprovação é sua aliada na hora de estudar. Com ela, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os “4 passos para aprovação em concursos”.

A Máquina de Aprovação é um produto EduQC, que tem se destacado na mídia como uma das metodologias mais eficazes em aprovação em concursos públicos. Veja a reportagem na Exame.

 

 

Leave a Reply