Perguntas Frequentes

Sobre a plataforma

1) O que é a ferramenta Máquina de Aprovação?

Desenvolvida pelo EduQC,  a ferramenta visa tornar a aprovação simplificada em concursos e exames, uma vez que ela transforma o processo de estudo inteligente; fazendo um controle de estudos exclusivo que aprende com o desempenho do aluno e reorganizando seus estudos, levando em consideração os resultados individuais nos simulados avaliativos e o tempo disponível para estudar.

2) Qual o site principal?

http://www.maquinadeaprovacao.com.br
Nesse site é possível entender melhor como é a ferramenta, o que é a ferramenta, para quais áreas está disponível, planos, termos de uso e contatos.

3) Qual o site para acessar as plataformas?

http://www.maquinadeaprovacao.com.br/entrar

4) Como funciona a plataforma?

O software avalia todos os pontos fracos e fortes do aluno, o sistema ainda determina, a cada dia, o que ele deve estudar. Uma solução completa para  concursos públicos e exame. É uma metodologia, passo a passo, que leva o aluno de onde ele estiver até a aprovação, usando técnicas de estudo comprovadas.

5) O que são os tomatinhos? Como funciona a Técnica Pomodoro?

História

Em 1980, um estudante universitário italiano decidiu organizar melhor os seus estudos. Ele supôs que dividir o fluxo de trabalho de concentração intensa melhoraria a agilidade do cérebro e estimularia o nosso foco.

Então, pegou um timer de cozinha que tinha 25 minutos – e que, curiosamente, tinha o formato de tomate (por isso o nome pomodoro, tomate em italiano) – para organizar e realizar as suas tarefas. E deu super certo!

A técnica, porém, só veio a ser divulgada nos anos 90 e virou um sucesso mundial!

Como funciona

Como foi dito anteriormente, o método pretende aumentar a produtividade e habilidade de gerenciar o tempo. Acredita-se que, dividindo o nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, a agilidade do cérebro é melhorada e conseguimos estimular o nosso foco. Assim, melhoramos nossa gestão de tempo e ficamos mais eficientes.

A ideia é ficar 100% focado no que está fazendo durante os 25 minutos, sem interrupções e totalmente concentrado, chamado pomodoro. Após esse tempo, mesmo tendo finalizado ou não a tarefa, é importante que a pessoa pare por 5 minutos e descanse.

Uma dica importante:

Divida o seu tempo entre estudo, prática e revisão, mas separe um pomodoro para cada uma dessas tarefas. Por exemplo:

– 25 minutos totalmente dedicados ao estudo de determinado conteúdo, depois mais – 25 minutos dedicados à resolução de questões do mesmo conteúdo (sugerimos, aqui, anotar as questões que errou e as partes em que teve mais dúvida) e

– 25 minutos dedicados à revisão (utilize as suas anotações dos minutos de resolução de questões para revisar).

Vantagens da técnica Pomodoro

O criador do método defende que a técnica pomodoro oferece diversos benefícios. Veja alguns:

  • Alívio da ansiedade;
  • Aumento do foco e da concentração;
  • Aumento da conscientização das decisões;
  • Aumento da motivação;
  • Reforço da determinação para atingir os objetivos;
  • Melhora do processo de trabalho ou estudo;
  • Reforço da determinação de continuar a aplicar-se em face de complexas situações.

Avaliações e Controle de Estudos

6) Avaliações por disciplina

Ao acessar a nossa ferramenta, o aluno deve se avaliar nas disciplinas do edital escolhido. Cada Avaliação é composta de 10 questões. Utilizamos avaliações adaptativas que ficam mais fáceis ou mais difíceis de acordo com o acerto do aluno na questão anterior, conceito relacionado a TRI – Teoria de Resposta ao Item). Após cada avaliação, ele recebe o resultado em forma de Proficiência (o quanto ele sabe de cada matéria). Ao longo do período estudado, a proficiência dele mostrará a evolução de sua aprendizagem após cada nova avaliação realizada.

7) Controle de estudos?

Após se avaliar, a ferramenta sugere um Controle de Estudos baseado na proficiência (o que ele sabe das disciplinas do edital), o peso delas no Concurso e a disponibilidade de tempo de estudo do usuário. 

Dessa forma, a plataforma reduz o escopo do que ele precisa estudar, focando realmente no que ele precisa para ter um melhor aproveitamento no Concurso. 

O Controle de Estudos monta ciclos de estudos de 28 dias (4 semanas) ou 14 dias (2 semanas) de acordo com a escolha do aluno. Após o término de um ciclo, a ferramenta sugere que ele refaça as avaliações das disciplinas que estudou e monte um novo controle de estudos (que ao longo do tempo irá aumentar o número de disciplinas a serem estudadas ou revisadas)

A ferramenta sugere qual matéria estudar dentro do ciclo, o quanto estudar de cada matéria de acordo com a disponibilidade dele e o que fazer ele deve fazer (estudar teoria, praticar (resolver questões) e/ou revisar).

8) Meta do Dia

A Meta do Dia sugere quantos pomodoros o aluno deve estudar no dia.

Nesse caso, a ferramenta sugere que o aluno estude 4 pomodoros (100 minutos) hoje de Direito Administrativo.

9) O que estudar: Teoria, Prática ou Revisão?

De acordo com a sua proficiência, o aluno deverá dedicar mais tempo ao estudo de teoria e prática. A medida em que ele melhorar a proficiência, ele utilizará parte do tempo para revisar com o próprio material que ele produziu enquanto estudava teoria. (produção de resumos)

10) Alcance de Metas

O usuário registra diariamente o estudo na plataforma. A ferramenta gera um gráfico do que ele havia planejado e o que ele realmente conseguiu. Neste caso do exemplo do gráfico abaixo, o aluno vem conseguindo estudar mais do que o planejado. 

A meta do dia varia de acordo com as conquistas das metas anteriores ou não. Caso não consiga, a meta sugerida é menor. A plataforma vai aprendendo com o ritmo de estudos do usuário e sugerindo conforme ele reage por meio de Inteligência Artificial.

11) Ciclo de Estudos?

O sistema consegue saber em que posição ele está no ciclo e quais dias ele conseguiu estudar, como na imagem abaixo:

O aluno consegue ver em qual semana do ciclo de estudos eles está e o quanto falta para concluir.

12) Evolução da chance de aprovação?

Com base nas informações de proficiência e evolução do aluno ao longo dos ciclos de estudos, nós conseguimos calcular a chance de aprovação dele no Concurso.

13) Por que todos as avaliações começam com 50% de proficiência?

As avaliações começam com essa proficiência pois entendemos que os alunos estão na média do conhecimento. Somente feitos as avaliações que a plataforma medirá o conhecimento real e medirá a proficiência.

14) Acertei todas as questões da Avaliação, por que minha proficiência não é 100%?

Primeiro precisamos definir o que é acerto líquido e acerto bruto:

  • Acerto Bruto: Quantidade de questões que você acerta na prova. Vamos usar como exemplo uma prova com 80 questões. Digamos que para você passar, você precisa acertar 40 questões(50% de acerto bruto)
  • Acerto Líquido: É o acerto bruto, subtraído da chance do acerto pela sorte. Nós levamos em consideração a chance de você chutar com base na quantidade de alternativas da questão. Questões com 4 alternativas, você tem ¼ de chance de acerto se chutar, por exemplo.

Ao fazer uma avaliação, a porcentagem visualizada é o que chamamos de “percentil”. 

Esse cálculo não considera apenas os acertos brutos. Os seus acertos líquidos (8 em 10, por exemplo) fazem parte do cálculo. 

No entanto, o percentil é mais complexo que isso. Por isso, você não vê, necessariamente, 80% quando acerta 8 das 10 questões.

Por exemplo, as questões apresentam um índice de dificuldade variável. Ao serem cadastradas na plataforma, levam-se em consideração os dados referentes a elas (percentagem de acertos e erros).

Uma questão que muita gente erra, é mais difícil. Logo, apresenta uma pontuação diferente caso a acerte. Assim como uma questão fácil (que muita gente acerta) penaliza bastante a sua proficiência, caso a erre.

Quando se começa errando questões fáceis, a plataforma manda questões muito mais fáceis, consequentemente, elas valem menos. E o erro delas representa uma penalização maior do que as questões que a maioria costuma errar.

As questões mais difíceis são mostradas à medida que se acerta as mais fáceis e as diferentes pontuações são somadas e chega-se ao que percentil visualizado como “65%” em vez de “80%”, por exemplo.

15) No momento da realização das questões, eu consigo ver o peso de cada uma das questões? Como consigo visualizar a dificuldade de cada questão?

Ao resolver as questões, nós é mostrado a dificuldade delas para não influenciar o usuário a achar a questão difícil ou fácil enquanto resolve. Porém, ao consultar o gabarito da avaliação que ele fez, ele consegue visualizar o nível de dificuldade de cada uma das questões. Veja o exemplo abaixo:

16) A ferramenta randomiza questões mais difíceis após o aluno acertar as mais fáceis

Nós parametrizamos todas as questões com um identificador de dificuldade (esse parâmetro não é mostrado para o usuário). Com base nesse identificador, mostramos questões mais fáceis ou mais difíceis para o aluno. 

Vale ressaltar que esse identificador de dificuldade se ajusta automaticamente à medida em que os usuários da nossa ferramenta acertam mais ou erram mais as questões. Ou seja, uma questão que inicialmente foi classificada como fácil, se muitos usuários errarem ela ao longo do tempo, ela poderá ser ter a sua dificuldade aumentada automaticamente. 

17) Quantas avaliações o aluno deve fazer?

O aluno deverá fazer todas as avaliações disponíveis para o edital antes de montar o seu primeiro ciclo de estudos para que a ferramenta calcule o que ele sabe com o que é cobrado no exame. Cada avaliação tem 10 questões e não tem tempo definido para serem feitas. O aluno não tem a necessidade de fazer todas as avaliações de uma única vez, poderá fazer quantas avaliações puder em um dia, e depois continuar em outro dia. O recomendável é que somente monte um controle de estudos após ter feito todas as avaliações.

18) O Controle de Estudos registra automaticamente as horas estudadas?

Não. O aluno precisa registrar as horas estudadas por meio dos pomodoros. Deverá clicar nos pomodoros (cada um equivale a 25 minutos) localizados na abaixo do nome da disciplina de acordo com o tempo estudado. 

Exemplo: se o aluno estudou 50 minutos, deve clicar em 2 pomodoros. Veja na imagem como fica quando os pomodoros são marcados (2 tomatinhos vermelhos marcados e um que ainda precisa ser marcado)

Material Teórico

19) Como é o Material teórico?

Não disponibilizamos material teórico. A Ferramenta é focada no Controle de Estudos com base em avaliações com questões reais de concursos. Você poderá utilizar o material de sua preferência. Nós indicamos materiais que consideramos que tem uma excelente qualidade para os nossos alunos da Consultoria.

Simulados

20) Como funcionam os Simulados?

O aluno poderá realizar simulados da prova com duração prevista no edital e a mesma quantidade de questões de acordo com a distribuição real das questões. Para realmente simular como ele iria no Concurso caso a prova fosse hoje. 

Sobre Planos e Garantia

21) Por quanto tempo o aluno tem acesso à Ferramenta?

O aluno terá acesso pelo tempo enquanto a sua assinatura estiver vigente. A Assinatura é Mensal e é renovada automaticamente até que o aluno cancele.

22) Existe garantia de compra com devolução de valores pagos?

Sim. 

Ao realizar a primeira compra, o aluno tem 7 dias de garantia com reembolso. Após esse período, não existe mais estorno de valores pagos. A assinatura continuará ativa, renovada automaticamente, até que ele solicite o cancelamento.

23) Como faço para solicitar o cancelamento e reembolso do valor pago?

Para solicitar o cancelamento e o reembolso dentro do prazo de garantia, o aluno deverá enviar um e-mail para contato@eduqc.com informando o desejo de cancelar.

Compra e Acesso

24) Aonde eu me inscrevo?

O aluno deverá acessar a página de planos:
https://maquinadeaprovacao.com.br/planos/ e clicar no botão “Assine”.

25) Como posso pagar?

No cartão de crédito.

Caso tenha interesse em adquirir por boleto, entre em contato com a nossa equipe via e-mail contato@eduqc.com

26) Depois de quanto tempo do pagamento realizado, terei o acesso à ferramenta? Receberei por e-mail o acesso?

Sim, o acesso é imediato. É importante ressaltar que o e-mail poderá chegar na caixa de spam, por isso o aluno deverá procurar lá também.

27) Como cadastro login e senha para a plataforma?

Ao efetuar a compra o aluno recebe um e-mail solicitando para confirmar a sua conta.

Ao clicar no link para Confirmar o e-mail, ele é redirecionado para uma tela para cadastrar a senha

28) Já paguei e estou com dificuldades de acessar a plataforma. O que devo fazer?

O aluno deverá entrar em contato com contato@eduqc.com
O atendimento é de segunda a sexta das 09h às 17h. Todos os e-mails são respondidos em até 3 dias úteis. Mas normalmente é bem antes, geralmente no mesmo dia ou no dia seguinte a depender do horário de envio.

29) O fale conosco também fica visível no ambiente logado da plataforma? Sim. Na página de Destaques dentro da plataforma tem a informação de contato.

O aluno deverá entrar em contato com contato@eduqc.com
O atendimento é de segunda a sexta das 09h às 17h. Todos os e-mails são respondidos em até 3 dias úteis. Mas normalmente é bem antes, geralmente no mesmo dia ou no dia seguinte a depender do horário de envio.