fbpx 260711774397346
Dicas

Como ler e compreender o que estudou

By 10 de outubro de 2018 No Comments

Passar horas a fio estudando matérias que nem sempre têm a ver com a sua formação pode ser uma tarefa difícil para muitos. É capaz de termos que ler e reler o mesmo texto dezenas de vezes para compreender o que ele quer dizer, isso quando entendemos realmente o que ele quer nos passar.

Muitos concurseiros perdem horas de estudo e tendem a desistir pelo fato de não compreenderem a informação principal dos textos que lêem. Alguns chegam a falar que “é por isso que só os gênios passam” e se sentem desmotivados. Mas vamos lembrar que não é necessário ser um gênio para passar em concurso.

No vídeo abaixo, mostramos o segredo para a compreensão de qualquer texto.

Ler é um processo passivo, mecânico. Podemos ler um texto e nem nos atentarmos sobre o que se trata. Já a compreensão é um processo ativo. Devemos estar atentos e disponíveis para compreender e questionar quais as ideias principais de um texto e exercitar o que estamos compreendendo – fazendo resumos, mapas mentais, fichas e assim por diante.

É importante seguir o passo a passo para não se perder e ficar desmotivado no meio do caminho. E o primeiro passo a ser tomado é: estudar a nossa língua.

O português ajuda o estudante a entender como funcionam as concordâncias, regências e orações, tornando-o um leitor melhor. Isso porque, após se tornar proficiente na língua, a interpretação e a compreensão do texto (sim, são coisas diferentes!) ficarão muito mais fáceis. A partir daí, o estudante já estará pronto para estudar e compreender as outras matérias.

Mas você está na dúvida sobre por onde começar e se sente perdido? Você já pensou em contar com a ajuda de um consultor para te orientar e guiar? O consultor é aquela pessoa que já esteve nesse caminho e vai te orientar e dizer os passos certos a serem tomados nessa jornada rumo à aprovação.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of