fbpx 260711774397346
Diplomacia

Justiça proíbe promoções por merecimento para diplomatas

By 20 de fevereiro de 2018 No Comments

A Justiça proibiu o Ministério das Relações Exteriores (MRE) de realizar promoções por merecimentos de membros da carreira diplomática até que determine critérios bem objetivos.

O Ministério Público Federal do Distrito Federal entrou com ação civil e a sentença foi declarada pelo juiz da 20ª Vara Federal, Renato Borelli.

Até a determinação do juiz, as processos de promoções eram feitos com sigilo nas deliberações. Os colegiados é que determinam os nomes que compõem a lista final de candidatos que estão aptos a ascender na carreira.

Borelli afirma que a liminar é fundamental para garantir que as promoções sejam feitas de forma transparente por meio da criação de critérios objetivos, os quais serão utilizados na avaliação de promoção de diplomatas.

Segundo o juiz, “a partir do momento em que é ferido o princípio de publicidade, no caso, impedindo que os interessados controlem a legalidade dos critérios utilizados pela Administração para a promoção, abre-se espaço para condutas que firam o princípio da impessoalidade, com a escolha indevida de candidatos à promoção por motivos outros que não o interesse público”.

Realize seu sonho de ingressar na carreira de diplomata

 

Na plataforma da Máquina de Aprovação em concursos para Diplomacia você encontra tudo o que você precisa para começar a sua preparação para esse e outros concursos. Lá, você estuda com simulados e consegue cobrir todas as questões pedidas no edital.

Além disso, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente. Quer saber mais? Clique aqui e conheça a nossa metodologia

Leave a Reply