fbpx 260711774397346
Policial

Salário e concurso novos na PCDF

By 28 de fevereiro de 2019 No Comments

Viralizaram nas redes as declarações do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, sobre dois assuntos muito empolgantes: reajuste salarial e novo concurso para Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). As novidades animam duplamente quem tem afinidade para as carreiras policiais. Confiram a matéria da Globo sobre o assunto. Abaixo, um quadro redutivo da proposta de aumento salarial que deverá ser colocada em prática. A ideia é aproximar os salários da PCDF aos da Polícia Federal.

 

Proposta de reajuste na PCDF
1ª parcela 2019 – Abril 5%
2ª parcela 2019 – Setembro 5%
3ª parcela 2020 – Abril 6,5%
4ª parcela 2020 – Setembro 6,5%
5ª parcela 2021 – Abril 7%
6ª parcela 2021 – Setembro 7%
Total: 37%

 

Há ainda mais evidências de que em breve será lançado edital da PCDF. Mas já corre o processo administrativo no governo distrital solicitando o total de 1.800 vagas: são 1.500 para a carreira de Agente de Polícia e 300 para a de Escrivão de Polícia. Vejam matéria do jornal Metrópoles sobre isso. Dessa vez, outras carreiras provavelmente não serão contempladas.

Confira a solicitação:

Solicitação de concurso da PCDF em 2019
Agente de Polícia Escrivão de Polícia
1.500 300
1.800 vagas
Salário atual: R$ 8.698,78 Salário reajustado: R$11.917,33

Os valores dos salários atuais da PCDF estão disponíveis no aqui.

Tanto a proposta salarial quanto o processo do novo concurso ainda não concluíram o rito administrativo para que sejam cravados como realidade. Até se atribuiu ao governador a promessa de que o novo certame viria em abril ou maio, vejam no link. Mas nem essa previsão pode ser garantida. Burocracia tende a imprevisibilidade.

No entanto, não dá para dizer que os dois movimentos (de reajuste e de novo concurso) não sejam realidade iminente. São assuntos discutidos há anos e que fizeram parte da campanha eleitoral do governador. Quem quer ter chances reais de aprovação precisa planejar a preparação, desde já.

Mas qual carreira escolher, agente ou escrivão? Normalmente, as provas são realizadas no mesmo dia e será impossível se candidatar a ambas as carreiras. Eu já fui aprovado na Polícia Federal duas vezes (aqui e aqui). Acho que posso dar algumas dicas para ajudá-los a pensar. Adianto que não é só afinidade pessoal que está em jogo.

 

*Na imagem: Governador Ibaneis Rocha anuncia proposta de aumento salarial e novo concurso para PCDF (foto: Fotos: Renato Alves e Paulo H. Carvalho/Agência Brasília/Flickr)

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of