fbpx 260711774397346
Dicas

A sua desorganização está atrapalhando os seus estudos!

By 18 de janeiro de 2019 No Comments

Você está em uma maratona intensa de estudos para prestar o seu Concurso Público. Horas estudando todos os dias – inclusive aos finais de semana-, matérias demais para estudar e, além de tudo, tem que estar informado sobre o que acontece no país e no mundo.

De repente, você percebe que o seu rendimento para cumprir seu cronograma de estudos diminuiu. Por causa disso, começa a se sentir estressado e a ter dificuldades para tomar decisões ou priorizar as matérias mais importantes.

A origem deste problema pode ser outra: a sua DESORGANIZAÇÃO.

Ser organizado auxilia a atividade cerebral

Leandro Teles é neurologista da Academia Brasileira de Neurologia (ABN). Segundo ele, a organização simplifica o trabalho do cérebro, já que possibilita que ele anteveja o seu esforço para executar suas funções.

De acordo com Teles, o cérebro gasta tempo e desempenho para realizar a tarefa de encontrar algo em meio à bagunça. Assim, ele fica cansado e seu rendimento cai, principalmente nas atividades e tarefas que mais demandam energia, como tomar decisões.

Pelo outro lado, um ambiente organizado transmite tranquilidade e clareza, o que estimula o cérebro a liberar substâncias como a serotonina, responsável pela sensação de bem-estar.

Organize-se e simplifique a vida do seu cérebro ao estudar para um Concurso Público

Confira abaixo algumas dicas para se organizar e facilitar a rotina do seu cérebro.

  1. O primeiro passo é descartar tudo o que for desnecessário e guardar tudo o que não estiver em uso no momento dos estudos. Guarde cada coisa em seu devido lugar e elimine o que não está sendo utilizado.
  2. Deixe o ambiente de estudos limpo. Isso vai deixar o seu espaço mais confortável e menos distrativo.
  3. Utilize ferramentas e recursos que auxiliam na organização: agendas, tabelas, apps, são ótimas ajudas para criar listas de suas tarefas de estudo do dia. Fazer esse registro das atividades ajuda a evitar possíveis alterações da rotina que causam aquela sensação se que nada foi finalizado. É claro que imprevistos acontecem, mas com essa lista, as chances serão mais difíceis.
  4. Crie objetivos a curto prazo. Claro que é importante ter grandes planos e objetivos a longo prazo, mas os objetivos a curto prazo trarão um maior senso de satisfação e motivação para fazer mais coisas.
  5. Após enumerar suas tarefas, veja quais são as prioridades e deixe as que não são urgentes de lado. Programe o seu dia.
  6. Multitarefa não é para todos. Sabemos que no mundo atual as pessoas estão cada vez mais sem tempo, mas evite fazer várias coisas ao mesmo tempo e resolver várias coisas superficialmente.Isso acaba estressando e cobrando muito mais tempo que o planejado. Prefira realizar uma tarefa por vez com profundidade e atenção aos detalhes.
  7. Simplifique seu dia: reúna estudos que se complementam em um dia.
  8. A rotina é sua melhor amiga na hora de estudar para um concurso público.

 

Quem são os inimigos do rendimento baixo?

O neurologista também listou os principais inimigos da atividade cerebral, prejudiciais na hora de estudar para um concurso público. Veja abaixo:

  1. Falta de sono ou sono de má qualidade. É preciso ter de 6 a 8 horas de sono por dia para manter o cérebro descansado.
  2. Má Alimentação. Alimentos gordurosos e açucarados drenam a energia física e mental, contribuindo para o baixo rendimento nos estudos. Prefira alimentos naturais e saudáveis.
  3. Faça atividades físicas. O sedentarismo também contribui para diminuir a energia corporal e mental. Manter uma atividade física regular aumenta a disposição, evita problemas de saúde e melhoram a qualidade do sono.
  4. Saber parar de estudar também é importante. A sobrecarga mental não só diminui seu rendimento como faz com que tudo o que você estudar quando estiver sobrecarregado seja perdido.
  5. Fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso são prejudiciais aos estudos. Durante o período em que estiver estudando, prefira ingerir água para manter-se hidratado e, se possível, não fume.

Você acha que precisa de uma ajudinha na hora de se organizar? Veja o nosso post sobre consultoria e veja os benefícios dela para os seus estudos!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of