fbpx
Dicas

Eu preciso de uma consultoria para concursos?

By 9 de março de 2018 No Comments

Como uma Consultoria em Concurso Pode me Ajudar?

Eu recebo muitos emails de nossos leitores perguntando do nosso serviço de consultoria, como funciona e o que de útil pode ser extraído dele. Então resolvi escrever este post. Ao final dele você vai poder ter uma idéia melhor do que esperar (e, talvez mais importante, do que não esperar) em uma consultoria para concursos.

Normalmente nossa educação é feita de forma bem precária. Passamos a vida em uma escola fazendo provas, mas nunca temos uma aula sobre como estudar. Estudamos diversas matérias, mas não nos ensinam o que fazer para aprender melhor, ou como nos planejar para estudar um determinado conteúdo. E o pior de tudo é que muitas vezes nós não sabemos que não sabemos aprender.

Este nosso modelo de educação gerou uma geração de pessoas que, apesar de serem capazes e inteligentes, não conseguem focar nos estudos ou manter a disciplina, porque isso nunca foi ensinado a elas. Isso gera desmotivação e frustração, pois a tendência é acharmos que o problema é nosso e não do nosso método.

É comum achar que, para começar a estudar, tudo o que precisamos é sentar numa cadeira e estudar o dia todo, todos os dias. Nada mais distante da realidade. Sem saber como estudar direito, nós não conseguimos nos manter motivados e nos frustramos.

Imagine que, em vez de nos preparar para uma prova, estivéssemos nos preparando para uma maratona. Será que a melhor alternativa seria correr 6-8h por dia todos os dias como um louco? Claro que não, né? Um bom técnico de corrida iria orientar nossa alimentação, postura, musculação, dentre outros. E, quando chegasse a hora de correr, isto aconteceria naturalmente, com menos dor.

Qual a diferença entre um coach e um consultor?

Agora que você já conhece o problema, é importante ressaltar que existem vários tipos de profissionais que fazem um acompanhamento pessoal dos estudos. Em suma cada um possui uma proposta de valor diferente. E precisamos separar bem o que é coaching de consultoria.

O coaching é um profissional motivacional. Ele vai trabalhar bastante com a parte emocional, vai ajudar você a manter motivado para encarar os livros e apostilas. Ele quer te motivar, e não ensinar a estudar. Até porque método de estudo não é o foco do treinamento recebido pelo coach.

o consultor é um especialista em método. É uma pessoa que já passou pelo que você está passando e vai focar na forma que você estuda, aliando a experiência com muito conhecimento pedagógico.

Aqui nós trabalhamos somente com consultoria. Acreditamos que a motivação para estudar com foco e disciplina deve emanar do método de estudos. Usamos uma teoria pedagógica conhecida como método de “flow”.

Alinhamos objetivos bem definidos, feedback imediato e é possível estudar e se manter motivado pelo tempo exigido até sua aprovação.

Querer motivar com fatores externos ao método a fim de dar “gás” para estudar (forma coach de ajudar) não nos parece eficaz no longo prazo.

Em resumo, acreditamos que aprender é uma ciência, e existem por aí uma miríade de teses, técnicas e métodos de como aprender melhor. E é essa abordagem que vai fazer você render. Mandar mensagens motivacionais no Whatsapp não vai fazer você superar os gargalos pedagógicos que nosso país tem no ensino de base.

Consultoria de estudos é útil para mim?

Agora que você já sabe como funciona uma consultoria, vamos responder a pergunta inicial do texto: Eu preciso de uma consultoria para estudos? E a melhor resposta que eu tenho a dar é: depende do quanto você já sabe estudar.

Então, se você é uma pessoa que estudava muito no colégio, tem o hábito de se preparar para provas, e consegue ter um método que te permita estudar por horas a fio sem se desmotivar, então a consultoria não iria causar tanto impacto assim. Eu falo “tanto impacto” porque uma mudança positiva sempre acontece (no caso de um bom consultor, claro).

Mas, se você é daqueles que nunca foi de estudar várias horas seguidas na escola ou faculdade, sente aquela pontinha de desespero ao pensar em concursos porque não consegue visualizar o caminho do que deve ser feito até a aprovação, ou se sente sem foco, sem disciplina e desmotivado quando começa a estudar, então sim. Um consultor pode, em pouco tempo, ensinar você a estudar de uma forma que sozinho poderia levar anos para chegar lá. Basicamente, quanto pior aluno você foi na escola, melhor proveito você pode tirar hoje de um consultor. Já vi casos de pessoas totalmente zeradas que em poucos meses conseguiam estudar com uma efetividade tão grande quanto aqueles mais “nerds” que passaram a vida estudando.

Fique bem claro, no entanto, que um consultor não é garantia de aprovação. Assim como não ter um também não é um atestado de que você nunca vai passar. Aquilo que vai fazer você passar ou não está dentro de você. O consultor só vai acelerar este processo, mostrando seus erros, onde você pode melhorar, e assim encurtar o seu caminho. Mas o caminho continua sendo seu, e você é o único que pode trilhá-lo.

Quer mais informações sobre a nossa consultoria? Clique e conheça a nossa Consultoria para Concursos. 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of