fbpx 260711774397346
Dicas

Uma pós-graduação tem influência no concurso público?

By 9 de agosto de 2019 No Comments
pós-graduação concurso público

Ser aprovado em um concurso público é o sonho de muitos. Porém, mesmo depois de ter conquistado a aprovação e a estabilidade que sempre quis, é extremamente vantajoso ao servidor continuar estudando e investir em um curso de pós-graduação.

Mas como um curso de pós-graduação pode influenciar o concurso público? É isso que explicaremos neste artigo.

Todos sabem que a aprovação em um concurso é difícil, mas não impossível. Com foco no seu objetivo, dedicação e uma metodologia que ensine o caminho das pedras, esta conquista se torna bem mais próxima.

No entanto, depois de serem convocados para o serviço público, os aprovados deixam os livros de lado, o que, em longo prazo, pode se tornar um impedimento para avançar na carreira de servidor.

Isso acontece porque muitos concursos públicos utilizam a análise dos títulos conquistados pelo candidato como fator classificatório para os cargos.

A chamada “prova de títulos” é utilizada não apenas como etapa de um concurso, mas também como critério de desempate entre candidatos que obtiveram a mesma nota nas provas escritas e práticas.

Um curso de pós-graduação traz ainda mais vantagens ao concursado.

Após assumir o seu cargo, um servidor público pode aumentar o valor do seu salário. Isso é possível graças ao Adicional de Qualificação e a Retribuição por Titulação.

Continue a ler e compreenda como funcionam a análise de títulos e a remuneração do servidor.

Como funciona a análise de títulos em um concurso público?

Em boa parte dos concursos, a prova de títulos é de caráter classificatório e não eliminatório.

Ou seja, se o candidato estiver bem preparado para o concurso e tirar notas excelentes no exame escrito e prático, o fato de ele não ter uma pós-graduação ou outro curso complementar não interferirá na sua aprovação.

Por outro lado, o candidato que tem uma pós-graduação poderá ter sua pontuação total do concurso aumentada e conseguir a classificação.

Os títulos que geralmente são analisados na prova são, além da experiência profissional na área do concurso e a publicação de artigos ou trabalhos científicos, certificados de conclusão de pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado.

Quanto mais alto for o nível da graduação, maior a pontuação.

Vale ressaltar que cada concurso tem seu próprio edital e cada instituição ou órgão do governo são os responsáveis por decidir quais os títulos que serão levados em conta na hora da contagem de pontos.

Adicional de Qualificação e Retribuição por Titulação

Todo servidor recebe sua remuneração e, em alguns casos, mais uma série de vantagens e bônus, como auxílio-refeição, auxílio-creche, auxílio-transporte, adicional de qualificação, retribuição por títulos, entre outros, de acordo com o seu cargo.

O Adicional de Qualificação e a Retribuição por Titulação, especificamente, são maneiras de incentivar o servidor a buscar o seu aprimoramento para que possa exercer seu cargo da melhor forma possível.

Os servidores que continuam a estudar e a se aperfeiçoar dentro de suas áreas recebem uma porcentagem a mais em suas remunerações por isso.

Sob este aspecto, a pós-graduação lato e a stricto sensu se revertem em maiores salários a esses servidores.

No entanto, é importante ressaltar que o aprimoramento com cursos só valerá como Adicional de Qualificação e a Retribuição por Titulação se estiver ligado ao cargo que o servidor exerce. Além disso, os cursos de pós-graduação feitos precisam ter uma carga horária mínima de 360 horas para que sejam válidos.

Os benefícios são, também, exclusivos dos servidores que ocupam cargos efetivos. Isso quer dizer que os servidores em cargos temporários ou que ainda estejam no período probatório não têm direito a eles.

Da mesma forma que acontece com a pontuação na análise de títulos, quanto maior a graduação, maior será a porcentagem acrescida ao salário do servidor. Esse acréscimo é previsto em lei.

Aumente sua remuneração

Aproveite as informações acima para procurar uma pós-graduação em uma instituição renomada, com docentes reconhecidos em suas áreas e com uma carga horária suficiente para garantir o sucesso de sua carreira e aumentar a sua remuneração.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of