fbpx
Dicas

Dicas para fazer o TCC e estudar para um concurso público

By 12 de agosto de 2019 No Comments
TCC

A realização e apresentação do TCC marca não apenas o final de um curso de graduação, mas também o início da vida profissional. Sob este aspecto, otimizar o tempo que utiliza para fazer o seu trabalho de conclusão de curso para estudar para fazer a prova de um concurso público é uma atitude inteligente e que poderá lhe render bons resultados.

Com isso em mente, preparamos para você uma série de dicas que vão ajudá-lo na pesquisa e realização do seu TCC e, de quebra, na preparação para prestar o concurso de seus sonhos.

Acompanhe!

TCC e concurso público: dois objetivos em um só trabalho

O TCC é parte da sua vida acadêmica. Todas as pessoas que fazem um curso superior vão precisar fazer o trabalho de conclusão de curso para se formarem e, assim, poder dar início a sua vida profissional.

Por ser um trabalho que exige tempo e dedicação dos alunos, por que não aproveitar o momento e dar o passo inicial rumo ao sucesso profissional? 

Utilizar todos os recursos que possui no momento para fazer o seu TCC e estudar para um concurso público ao mesmo tempo, além de analisar as possibilidades que poderão ampliar ainda mais seus horizontes acadêmicos é muito útil e oportuno.

Como fazer isso? Não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo.

1) Passos que devem ser seguidos para a realização do TCC

Todo TCC possui uma ordem a ser seguida para que seja desenvolvido corretamente. Em linhas gerais, a ordem de um trabalho de conclusão de curso é a seguinte:

  • Tema: basicamente o assunto sobre o qual o seu TCC trata e o recorte que você dará ao tema;
  • Problema: é a questão central abordada no seu tema e que será respondida ao longo do trabalho;
  • Objetivo do TCC: há o objetivo geral dentro da área escolhida e o específico, que será abordado no seu trabalho;
  • Justificativa: a importância e relevância do tema escolhido; 
  • Metodologia de pesquisa para a realização do trabalho: há várias formas de conduzir o TCC: metodologia dedutiva, indutiva, dialética, hipotética, entre outras.
  • Tipos de pesquisa: qualitativa ou quantitativa, quanto ao objetivo, experimental; bibliográfica, documental, entre outros.
  • Hipótese (s): respostas ao problema abordado no TCC.
  • Conclusão: o que foi mostrado/provado em seu trabalho.

Neste item é fundamental conhecer o regulamento para a realização do trabalho de conclusão de curso da instituição em que estuda. Além do descrito acima, é preciso fazer o abstract, o sumário, o resumo, a introdução e a conclusão.

As regras e diretrizes podem variar de acordo com a instituição. Fique atento!

2) Tema do TCC

Um curso superior dura, em média, de quatro a cinco anos. Durante todo este tempo de graduação são muitos os assuntos que podem se tornar tema do seu TCC e, assim, receberem um aprofundamento.

No entanto, se pretende prestar um concurso público na área de sua graduação, a melhor forma de otimizar o seu tempo e acertar dois alvos é escolher um tema pertinente aos seus estudos, mas que também seja algo atual e que contribua, de alguma forma, ao momento atual em que a sociedade como um todo vive.

Nesta altura do seu curso de graduação, apenas cumprir o cronograma de entrega do TCC pode representar perda de tempo e recursos e é bem provável que você se arrependerá de não ter aproveitado a oportunidade que se apresenta. 

Então, a primeira dica é ficar atento ao momento atual do país e escolher um assunto que agregue valor não apenas a sua vida profissional como ao seu entorno.

Para os alunos de Direito, por exemplo, o texto da Reforma da Trabalhista de 2017 ou até mesmo o texto da Reforma da Previdência que está em trâmite, podem ser excelentes oportunidades para se aprofundarem no tema e estudarem para um concurso.

Conhecer todas as nuances destes textos, suas alterações e todas as leis envolvidas lhe darão certa fluência no assunto, o que poderá ser extremamente útil em uma prova de concurso na área.

3) Organização, assertividade e imparcialidade

Após escolher o tema do seu TCC, comece a organização dos próximos passos. Neste momento, é possível aproveitar o que as melhores metodologias de preparação para concursos ensinam: fazer um cronograma diário para ter tempo suficiente de cobrir todos os pontos importantes do seu trabalho.

Além disso, um trabalho de TCC, bem como uma prova dissertativa de um concurso público, precisam de assertividade e clareza. Organizar seus estudos para escrever o seu trabalho contribui para que suas ideias sejam claras para serem transcritas e compreendidas.

Uma dica importante é manter o vocabulário pertinente ao trabalho. Nada de neologismos ou expressões informais no seu trabalho de conclusão de curso! O momento exige seriedade e conhecimento.

Vale ressaltar que manter a imparcialidade é essencial para a credibilidade de seu trabalho. Abstenha-se de dar sua opinião e procure apenas relatar os fatos e as suas justificativas sem qualquer viés.

4) ABNT

Decidir o tema e desenvolver o seu TCC é importantíssimo. Porém, seguir as regras da ABNT também o é. Para fazer isso, é preciso estar atualizado com as normas vigentes, pois elas costumam sofrer alterações com certa frequência.

Por esse motivo, além de estudar para a sua pesquisa e realização do trabalho, estude, também, as normas da ABNT para se certificar que seu trabalho está de acordo com elas. Caso contrário, você poderá perder tempo com estes ajustes.

Se acredita que não terá tempo hábil para conhecer profundamente as normas da ABNT, uma dica é terceirizar esse trabalho. Mas cuidado! Procure referências da pessoa que fará este trabalho para você, pois qualquer discordância poderá acarretar em perda de tempo e dinheiro.

4) O TCC é apenas o começo

Evite encarar o seu trabalho de conclusão de curso como o fim de uma etapa. Como mencionamos anteriormente, ele é o passo inicial para uma carreira de sucesso. Utilizá-lo para estudar para prestar um concurso, além de ser proveitoso, lhe dará a oportunidade de ingressar na carreira pública e conquistar estabilidade profissional e financeira.

Mas não pare por aí!

Assim que terminar o seu TCC, se formar com louvor e ser aprovado no concurso público de seus sonhos, aproveite o momento para continuar estudando e fazer uma pós-graduação na sua área

As vantagens para o servidor que cursa uma pós-graduação são grandes e a oportunidade é agora! Veja aqui as melhores instituições de cursos de pós-graduação.

5) A apresentação do TCC e a banca

Saber que a banca não está ali para tecer elogios ao seu trabalho já é um bom caminho para evitar a frustração. O papel dos componentes da banca é avaliar o seu trabalho com olhos críticos e dar o parecer sobre o trabalho. Elogios são apenas um plus.

Treine a sua apresentação quantas vezes forem necessárias até que se sinta seguro para apresentá-la. Lembre-se que o tempo que dedicou estudando e fazendo o seu trabalho são a garantia de que você sabe o conteúdo e tem capacidade de passá-lo a banca com clareza e assertividade. 

Confie em você e no tempo dedicado ao seu TCC.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of