fbpx 260711774397346
Diplomacia

4 candidatos cotistas são vetados pelo Itamaraty no concurso do MRE

By 19 de março de 2018 No Comments

A Comissão de Recursos do Itamaraty decidiu eliminar quatro candidatos cotista no concurso do MRE, após ação do Ministério Público Federal. De acordo com o órgão, os candidatos haviam se declarado negros indevidamente.

Segundo Frei David Santos, o diretor da Educafro, a decisão foi um recado para a sociedade: “fraudar as cotas para negros não vale a pena. A comunidade negra está vigilante. Nosso próximo passo é discutir quando começaremos a abrir processos criminais por falsidade ideológica. Os fraudadores dos concursos públicos e das vagas nas universidades precisam entender que é melhor ser honesto.”

Ação do Ministério Público Federal

A ação movida pelo MPF, cinco candidatos deveriam ter sido eliminados, porém o Itamaraty concluiu que um dos candidatos atendeu aos requisitos para cotista. Três não atenderam aos requisitos analisados pela banca e um dos indicados não compareceu.

Durante a evolução do concurso, todos os candidatos que se inscreveram como afrodescendentes foram convocados para análise da banca. Até o momeno 21 pessoas foram rejeitadas, porém oito conseguiram que a banca reconsiderasse seus casos.

O MPF solicitou que uma nova banca analisadora fosse formada para avaliar os casos sob suspeita. Um dos candidatos que foi vetado pelo sistema de cotas, conseguiu a nota necessária para passar no concurso e, portanto, ficou fora do processo.

Após todas as notas serem divulgadas, apenas duas vagas permaneceram disponíveis e serão preenchidas por candidatos que estão na sequência de classificação.

Aumente suas chances de aprovação

 

Na plataforma da Máquina de Aprovação em concursos para Diplomacia você encontra tudo o que você precisa para começar a sua preparação para esse e outros concursos. Lá, você estuda com simulados e consegue cobrir todas as questões pedidas no edital.

Além disso, você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente. Quer saber mais? Clique aqui e conheça a nossa metodologia.