fbpx 260711774397346
Diplomacia

Quando será o CACD de 2019?

By 13 de fevereiro de 2019 No Comments

Ministro Ernesto Araújo, audiência na Câmara dos Deputados (Arthur Max/MRE/Flickr).

Aflição pré-edital

Antes de alimentarmos aflições e preocupações, é muito bom lembrar que o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) é o concurso dos sonhos. A carreira de diplomata é uma das poucas do serviço público (se não for a única!) que têm concursos anualmente. Quantos concurseiros não desejariam que seu concurso também fosse assim?

É verdade que para uma tradição deixar de ser praticada, basta que ela exista. Todos os anos esse temor volta à tona em relação ao CACD. Ao fim de uma edição, os cacdistas começam a temer pela próxima.

No entanto, desde que o concurso surgiu, em 1996, sua interrupção nunca aconteceu. Nesse período, o governo brasileiro enfrentou diversas crises políticas e fiscais severas e nem por isso deixou de realizá-lo.

O calendário “intercacd”

Nesse momento, para ampliar as especulações e, agora sim, estimularmos a ansiedade, lançamos mão da tabela que todos os anos dá as caras. Trata-se do compilado com o histórico de lançamento do CACD.

O Instituto Rio Branco (IRBr), vinculado ao Ministério das Relações Exteriores, é o órgão responsável pela realização do CACD. Desde 2002, o IRBr conta com a colaboração do Cespe na organização dos concursos.

Colhemos dos sites do IRBr e do Cespe as datas de lançamento dos editais de abertura de cada edição e calculamos os dias que separam um edital do outro.

Quando será o CACD 2019?

Para o nosso exercício de previsão do próximo CACD, talvez a informação mais útil seja que somente 6 edições tiveram seus editais de abertura publicados no primeiro semestre do ano (estão com grifos amarelos). A maior parte (21) ocorreu no segundo semestre.

Além disso, em 5 das últimas 6 edições o edital foi lançado no mesmo mês (junho). A exceção foi 2014. Especula-se que isso não ocorreu naquela vez pois tratava-se de ano eleitoral. A realização do concurso teria sido antecipada para o primeiro semestre para evitar o período de bloqueio de novas nomeações imposto pela legislação.

Em 2018 esperava-se pelo mesmo acontecimento, mas a antecipação não foi praticada. O concurso ocorreu no segundo semestre e as nomeações dos novos diplomatas foram feitas no ano seguinte. A posse ocorreu precisamente no dia 1º de fevereiro de 2019.

Veja o post Diplomatas de 2018 tomam posse

Segundo semestre: mês de junho

Não é certo que a “tradição do segundo semestre” irá se repetir agora, pois não há nada que obrigue o governo a manter essa prática. Mas sabemos que a organização do CACD tende à continuidade.

Podemos afirmar, com base em um raciocínio linear, que o período mais provável para receber o CACD é o segundo semestre. E junho é o mês mais provável para ter a publicação do edital de abertura. Hora de se preparar.

A diplomacia na Máquina de Aprovação

A Máquina de Aprovação já contribuiu para o sucesso de diversos candidatos. Aproveite o tempo disponível antes do edital e monte um plano de estudos personalizado e pragmático, com o auxílio da tecnologia.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of