fbpx 260711774397346
Diplomacia

Diplomatas do CACD 2018 tomam posse

By 21 de fevereiro de 2019 No Comments

No primeiro dia do mês de fevereiro de 2019, foi realizada no Instituto Rio Branco a cerimônia de posse dos novos diplomatas, aprovados no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2018. A posse ocorreu exatamente 220 dias após o lançamento do edital de abertura (26/06/2018).

São 26 novos terceiros-secretários. “Terceiro-secretário” é o nome do primeiro cargo na carreira diplomática, que tem também os seguintes estágios: segundo-secretário, primeiro-secretário, conselheiro, ministro de segunda classe e ministro de primeira classe.

Dos 26 novos diplomatas,  23 são homens e 3 são mulheres. Foram aprovados 5 candidatos nas vagas reservadas a negros e 1 candidato na vaga reservada a deficientes, nos termos do edital de abertura.

O concurso foi realizado no segundo semestre de 2018. A primeira fase, de provas objetivas, ocorreu no dia 26 de agosto. As provas dissertativas da segunda e terceira fases ocorreram nos dias finais de setembro. Concorreram 5.294 candidatos para 26 vagas. A demanda geral de candidatos por vaga foi de 203,62.

Todo o concurso contemplou basicamente 9 disciplinas de estudos: política internacional, história, geografia, economia, direito (basicamente direito constitucional e direito internacional público) e quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês).

Aprovada no CACD de 2018 toma posse como diplomata em cerimônia realizada no Instituto Rio Branco (foto: MRE/Flickr)

Os empossados participarão do “Curso de Formação de Diplomatas do Instituto Rio Branco”, conforme as determinações das portarias de nº 179 e 190, de 14 de março de  2014. O curso pode durar até quatro semestres. A partir do terceiro semestre os alunos podem realizar estágio profissional no Brasil ou em postos no exterior.

O curso tem ampla variedade de disciplinas e aulas. Há, por exemplo, participação em seminários, aulas de práticas profissionais e o estudo de idiomas estrangeiros. Além de inglês, espanhol e francês, os alunos são introduzidos a mais um idioma estrangeiro, que pode ser árabe, chinês ou russo.

A aprovação no curso é requisito para a confirmação na carreira.

A diplomacia na Máquina de Aprovação

É o momento de avaliar suas chances de conquistar uma vaga na segunda fase e planejar seus estudos adequadamente. Seguir as orientações dos vídeos instrutivos e das ferramentas da Máquina de Aprovação é a melhor forma de caminhar rumo à aprovação, sem desvios.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of