fbpx 260711774397346
Diplomacia

Diplomatas do CACD 2018 tomam posse

By 21 de fevereiro de 2019 No Comments

Foto da turma 2019/2020 do IRBr (MRE/Flickr).

A cerimônia de possse

No dia 1º do mês de fevereiro de 2019, foi realizada no Instituto Rio Branco (IRBr) a cerimônia de posse dos novos diplomatas, aprovados no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2018.

A posse ocorreu exatamente 220 dias após o lançamento do edital de abertura (26 de junho de 2018). Os ex-cacdistas posaram para foto a frente do marco artístico da sede do IRBr, o painel de azulejos de autoria de Athos Bulcão.

Hall de entrada do IRBr (MRE/Flickr).

Cargo e salário iniciais

São 26 novos terceiros-secretários. “Terceiro-secretário” é o nome do primeiro cargo na carreira diplomática, que tem também outros cinco estágios: segundo-secretário, primeiro-secretário, conselheiro, ministro de segunda classe e ministro de primeira classe (também chamado de embaixador).

O salário inicial é de R$ 19.199,06. Aproximadamente 30% menor que o salário final: R$ 27.369,67. A Lei 13.464/2017 regula o salário do diplomata e de diversas carreiras do serviço público federal.

Veja nosso post sobre a valorização histórica do salário de diplomata: O salário do diplomata está cada vez mais valorizado.

As etapas e disciplinas do CACD de 2018

O concurso foi realizado no segundo semestre de 2018, o edital saiu no dia 26 de junho. A primeira fase, de provas objetivas, ocorreu dois meses depois, no dia 26 de agosto.

As 8 provas dissertativas, que compõem a segunda e terceira fases, começariam um mês depois, no dia 22 de setembro. Mas, após breve suspensão por determinação judicial, as provas começaram no dia 29.

O resultado final foi divulgado no dia 27 de novembro.

Todo o concurso contemplou 9 disciplinas: política internacional, história, geografia, economia, direito (basicamente direito constitucional e direito internacional público) e quatro idiomas (português, inglês, espanhol e francês).

Espanhol e francês aparecem somente na última fase, conjugados em uma única prova dissertativa.

Concorreram 5.294 candidatos para 26 vagas. A demanda geral de candidatos por vaga foi de 203,62.

Composição da turma e o CFD

Dos 26 novos diplomatas,  23 são homens e 3 são mulheres. Foram aprovados 5 candidatos nas vagas reservadas a negros e 1 candidato na vaga reservada a deficientes, nos termos do edital de abertura.

A turma iniciará o Curso de Formação de Diplomatas (CFD), realizado pelo IRBr, e pode contar com a adesão de diplomatas de outros países.

A duração do CFD é de até quatro semestres, conforme as portarias de nº 179 e 190, de 14 de março de  2014, que regulamentam, respectivamente, o IRBr e o CFD. A partir do terceiro semestre os alunos podem realizar estágio profissional em postos no Brasil ou no exterior.

O CFD tem ampla variedade de disciplinas e aulas. Há, por exemplo, participação em seminários, aulas de práticas profissionais e o estudo de idiomas estrangeiros. Além de inglês, espanhol e francês, os alunos são introduzidos a um quarto idioma, que pode ser árabe, chinês ou russo.

A aprovação no curso é requisito para a confirmação na carreira.

A diplomacia na Máquina de Aprovação

É o momento de avaliar suas chances de conquistar uma vaga na segunda fase e planejar seus estudos adequadamente.

Seguir as orientações dos vídeos instrutivos e das ferramentas da Máquina de Aprovação é a melhor forma de caminhar rumo à aprovação, sem desvios.

Aproveite a tecnologia exclusiva da Máquina de Aprovação, desenvolvida pelo engenheiro Victor Maia, formado pelo ITA e mestre em estatística pela UnB.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of