fbpx 260711774397346
Diplomacia

Álbum de fotos da cerimônia de posse dos novos diplomatas

By 28 de fevereiro de 2020 No Comments

Posse dos aprovados no CACD 2020

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, empossou hoje (27/02/2020) os vinte novos diplomatas, aprovados no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2019.

A cerimônia de posse ocorreu no Instituto Rio Branco (IRBr) e foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) nas redes sociais, por meio dos perfis do MRE no Instagram, Twitter, Facebook e Flickr.

Publicações nas redes sociais

A publicação com mais interações – um sinal da popularidade de cada rede – foi a do Instagram, com milhares de interações em poucas horas. A publicação no Facebook, hoje, recebeu aproximadamente vinte comentários.

Texto das publicações

As publicações destacaram a quantidade de empossados – vinte, conforme as vagas do edital do CACD 2019 – e o início do Curso de Formação de Diplomatas (CFD). Além disso, os textos dos posts também mencionam a participação no CFD de sete diplomatas de outros países.

20 diplomatas brasileiros e 7 estrangeiros no curso de formação do IRBr (Arthur Max/MRE/Flickr).

Álbum de fotos da cerimônia de posse

O MRE divulgou no Flickr o álbum de fotos da cerimônia de posse, contendo 72 imagens do evento realizado no IRBr.

Abaixo, clique nas setas laterais para visualizar cada uma das imagens.

Cerimônia de posse dos novos diplomatas aprovados no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata

Curso de Formação de Diplomatas

Nos termos da Lei  do Serviço Exterior, os selecionados pelo CACD são obrigatoriamente matriculados no CFD, curso que deve ter entre três ou quatro semestres e é realizado pelo IRBr. Majoritariamente, os períodos são transcorridos em Brasília, mas podem contar com estágios no exterior.

A aprovação no CFD é condição para confirmação na carreira e posterior aquisição da estabilidade, ao término do triênio de estágio probatório. Tratamos desse assunto no post O que acontece com os novos diplomatas?.

As disciplinas do CFD

Essa será a segunda turma a ter a grade de disciplinas editada para os aprovados no CACD de 2018 e publicada na Portaria de 1º de fevereiro de 2019.

A grade contempla 24 disciplinas e 42 professores. No entanto, nem todas as disciplinas são obrigatórias. Algumas são de caráter eletivo e outras apenas para os alunos estrangeiros, que participam do CFD por meio de convênios dos seus países com o IRBr.

Grade anterior

Ao comparar-se a grade atual com a informada no Programa de Trabalho de 2018, dedicado aos diplomatas selecionados no CACD de 2017, percebe-se que a maior parte da composição foi mantida.

Exemplo do antigo Programa de Trabalho do CFD. Clique na imagem para ver o restante.

Ementas das disciplinas

O conteúdo das disciplinas não é amplamente divulgado, mas pode ser acessado por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).

No arquivo do e-Sic, constam diversos pedidos de solicitação de ementas do CFD. Abaixo, alguns de 2016 a 2019.

A diplomacia na Máquina de Aprovação

Aproveite a tecnologia exclusiva da Máquina de Aprovação, desenvolvida pelo engenheiro Victor Maia, formado pelo ITA e mestre em estatística pela UnB. A partir da sua proficiência e do seu tempo disponível, você terá um plano de estudo personalizado. É o caminho para aprovação, sem desvios.

 

 

Imagem destacada na página inicial: novos diplomatas na cerimônia de posse (Arthur Max/MRE/Flickr).

Leave a Reply