fbpx 260711774397346
Diplomacia

IADES divulga locais de prova e quantidade total de inscritos no CACD 2019

By 28 de agosto de 2019 No Comments

Evento no auditório do Ministério das Relações Exteriores (Arthur Max/MRE/Flickr).

Locais de prova e quantidade de inscritos

O Iades divulgou, nos dias 27 e 28 de agosto de 2019, edital que libera a consulta aos locais de prova e comunicado com a quantidade total de inscritos no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD), de 2019. Os documentos podem ser acessados nos links abaixo:

Comprovante de inscrição com local de prova

Embora tenha sido publicado o Edital nº2, os endereços dos locais só são acessíveis aos participantes do concurso. O candidato deve acessar o link abaixo para poder visualizar apenas o seu local de exame e imprimir seu comprovante de inscrição.

A divulgação ocorre 14 dias antes da aplicação do exame, repeitando o que estava previsto no tópico “5.2.1” do edital de abertura. No CACD 2018, esse período foi de apenas 6 dias.

Quantidade de inscritos

O Comunicado do dia 27 informa que foram homologadas 6.411 inscrições no CACD 2019. A quantidade de inscritos é 21% superior a de 2018, quando houve 5.294 inscrições.

Embora o número tenha sido oficializado pelo Iades no dia 27, o ministro Ernesto Araújo havia antecipado, em publicação no Twitter no dia 21, a divulgação dos dados. Curiosamente, o número informado pelo ministro (6.409) é diferente do informado pelo Iades (6.411).

Concorrência no CACD 2019

O Iades ainda não informou a demanda por vaga no CACD 2019, em cada uma das categorias de divisão de vagas: ampla concorrência, negros e deficientes. No entanto, no dia 26 foi divulgada a relação final dos candidatos que optaram concorrer em uma das litas restritivas. Desse modo, podemos fazer as contas e descobrir os números de cada concorrência.

  • Relação final dos candidatos declarados negros: 886 nomes, link para a lista; e
  • Relação final dos candidatos considerados deficientes: 92 nomes, link para a lista.

O CACD está cada vez mais difícil?

O eventual crescimento da demanda por vaga pode induzir candidatos a acreditarem que a aprovação ficou mais difícil. No entanto, esse raciocínio não é verdadeiro.

Conforme explicamos no post O CACD nunca esteve mais fácil (nem mais difícil), o número de concorrentes não deve assustar ninguém. A dificuldade das provas tende a regularidade e o estudante deve concentrar-se no seu esforço de aprendizado e na melhora da sua proficiência.

A Máquina de Aprovação é a melhor ferramenta disponível para que estudantes acertem nos seus estudos e nas provas.

Conheça os planos

 

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of