fbpx
Dicas

7 perguntas que você deve se fazer antes de estudar para concurso

By 7 de janeiro de 2019 No Comments

O tempo até a aprovação em concurso público varia muito de pessoa para pessoa. Enquanto alguns são aprovados com pouco tempo de estudo, outros passam anos estudando sem sucesso. Mas essa é apenas uma das aflições de quem está se preparando para as provas de suas vidas.

Está querendo se tornar um concurseiro? Veja as 7 perguntas:

  1. Para qual área devo estudar?
  2. Como sei qual concurso devo fazer?
  3. Ok… mas qual concurso tenho mais chance de passar?
  4. Quantas disciplinas devo estudar?
  5. Quanto estudar de cada disciplina? 
  6. Quanto estudar de teoria, prática e revisão?
  7. Como estudar?

Preparamos um vídeo com as 7 perguntas que você deve se fazer antes de se preparar para concursos públicos.

A falta de um método apropriado é o principal motivo pelo qual muitos dos estudantes não são aprovados. Por isso, é importante ter claras algumas considerações sobre como estudar e acelerar a sua aprovação.

É preciso ter uma base ANTES de sair o edital. Após a publicação dela  provavelmente já será muito tarde. Por isso, antes de focar em um edital, é importante estudar para a área desejada e que você tem mais chances de passar.

Os concursos exigem conhecimentos de áreas muito distintas e diversas. Sempre vai ter alguma com a qual você não teve contato prévio. O erro, aqui, ocorre quando a pessoa tenta estudar tudo de uma vez ou quando o estudante estuda apenas uma disciplina por vez.

A solução para esse problema é o estudo por ciclos. Com ele, gradativamente, você aprende e o escopo aumenta de forma orgânica, até que todas as matérias do edital estejam cobertas.

É importante também estudar as matérias com as quais você tem menos afinidade e se organizar de acordo com o que mais cai e com o que é mais fácil de aprender. Por isso, é muito importante também focar em uma área, pois sempre haverá matérias em comum nos concursos de mesma área.

Mas como aprender? Revisar é o método mais eficiente, mas também é o que mais exige proficiência para ser entendido. Produzir o seu próprio material de revisão com resumos, fichas interativas e mapas mentais é um processo muito importante e funcionam melhor que videoaulas, cursinhos ou áudios.

Quer saber como fazer um mapa mental e melhorar os seus estudos?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of