Dicas

Descubra os 5 Mitos dos Concursos

By 7 de novembro de 2018 No Comments

O mercado dos concursos quer muito que você acredite nessas 5 mentiras. Saiba quais são e não caia nessas ciladas.

 

  • 1) Não é só estudar!

Se fosse só estudar, quem estudasse passaria. Quantas pessoas que você conhece que dão duro há anos sem nenhum resultado? Entenda que a direção é muito mais importante que a velocidade.

 

  • 2) As bancas são suas inimigas!

Muitos vendem a imagem de que as bancas são suas inimigas justamente para te confundir. Compreenda que elas são pagas para separarem o joio do trigo e as questões boas são as que realmente selecionam as pessoas. Porém, há algumas bancas que não são suas amigas (descubra no vídeo).

Saiba que as boas bancas não fazem pegadinhas! Elas apenas REMOVEM questões ruins, também chamadas de questões fáceis, que todo mundo acerta.  

 

  • 3) Você não deve chutar!

Nunca deixe uma questão em branco. Mesmo que haja uma questão que você achava que não iria cair. As pessoas pensam: “se faço apenas as questões que tenho mais certeza, aumento o meu percentual de acerto”, porém não existem certezas, a única certeza que temos em nossa vida é de que um dia iremos morrer (risos), mas quem nunca errou uma questão que tinha certeza? não existe esse conceito de certeza. Existe aprender a matéria, fazer a questão e saber a questão. Não considerar deixar em branco já aumenta a chance de acertar (veja o vídeo).

 

  • 4) Técnicas de chute – balanceamento

“As alternativas são balanceadas, aproximadamente 20% de cada”. MENTIRA. As bancas (as boas) querem questões que separem os bons dos maus candidatos e elas realmente querem que os candidatos que estudaram acertem a questão. Então, façam muitas questões, pois essas questões sempre irão se repetir.

 

  • 5) Edital “sintetizado”

O edital está disponível para todos mas seja proficiente em uma área, esse será o diferencial. Não “foque” em todos os editais ou em um concurso específico, foque por áreas pois as matérias básicas são todas iguais. E não se limite a um edital, pois eles mudam e com isso você perde muito tempo estudando matérias que não irão cair mais.

Logo, restringir o escopo pode até fazer você acertar mais questões no início, mas reduz a sua chance de aprovação no longo prazo.  

 

Assista agora gratuitamente a palestra inteira!