fbpx 260711774397346
Dicas

Técnica Pomodoro: aumente a sua produtividade e agilidade nos estudos

By 15 de março de 2019 No Comments

Você conhece a técnica Pomodoro? Ela é um método de estudos criado por um italiano, em 1980, que tem como objetivo aumentar sua produtividade e habilidade de gerenciar o seu tempo.

A técnica busca ajudar na execução de toda e qualquer tarefa, seja ela estudar ou até mesmo no trabalho e nas funções do dia a dia.

 

História

Em 1980, um estudante universitário italiano decidiu organizar melhor os seus estudos. Ele supôs que dividir o fluxo de trabalho de concentração intensa melhoraria a agilidade do cérebro e estimularia o nosso foco.

Então, pegou um timer de cozinha que tinha 25 minutos – e que, curiosamente, tinha o formato de tomate (por isso o nome pomodoro, tomate em italiano) – para organizar e realizar as suas tarefas. E deu super certo!

A técnica, porém, só veio a ser divulgada nos anos 90 e virou um sucesso mundial!

 

Como funciona

Como foi dito anteriormente, o método pretende aumentar a produtividade e habilidade de gerenciar o tempo. Acredita-se que, dividindo o nosso fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, a agilidade do cérebro é melhorada e conseguimos estimular o nosso foco. Assim, melhoramos nossa gestão de tempo e ficamos mais eficientes.

A ideia é ficar 100% focado no que está fazendo durante os 25 minutos, sem interrupções e totalmente concentrado, chamado pomodoro. Após esse tempo, mesmo tendo finalizado ou não a tarefa, é importante que a pessoa pare por 5 minutos e descanse.

Veja como é fácil colocá-la em prática. Você precisará apenas de:

  • Um timer ou cronômetro
  • Uma lista de tarefas

 

1º Passo – Prepare a sua to do list (lista de tarefas):

Faça uma lista de tudo que tem a fazer ou estudar. Faça uma lista bem detalhada e lembre de traçar objetivos de curto prazo. Por exemplo, ao invés de fazer uma lista com as matérias a serem estudadas (Português, Matemática, Direito), faça uma lista com os assuntos específicos, como Locução Adverbial, Direito Constitucional e Legislação Específica do DF.

2º Passo – Prepare o timer ou o alarme

Pegue um alarme qualquer, pode ser, inclusive, do celular. É importante que você o programe para 25 minutos.

3º Passo – Mãos à obra

Escolha apenas um dos seus pontos da sua lista e dê o play no cronômetro. Você deve trabalhar ininterruptamente nesse assunto até que o alarme toque. Quando o som tocar, pare imediatamente o que estiver fazendo, não importando se você tiver finalizado ou não o assunto.

À medida que for finalizando as tarefas, marque as concluídas, isso vai facilitar a sua visualização do que ainda está pendente (e não tem nada mais gratificante do que ir vendo o progresso com tudo que já foi feito!).

4º Passo – A pausa

Como dito anteriormente, pare assim que o alarme soar. Você tem 5 minutos para se distrair totalmente do assunto que está sendo estudado.

Aproveite esse tempo para ir ao banheiro, fazer um lanche rápido e dar uma esticada no seu corpo. Evite deitar, ver televisão ou usar aparelhos eletrônicos, com os quais, perdemos a noção de tempo e acabamos ficando horas.

Após 4 ciclos você tem o direito de realizar uma pausa maior, de 15 minutos.

Esses intervalos ajudam a oxigenar o cérebro e aumentam a agilidade mental.

 

Uma dica importante:

Divida o seu tempo entre estudo, prática e revisão, mas separe um pomodoro para cada uma dessas tarefas. Por exemplo:

– 25 minutos totalmente dedicados ao estudo de determinado conteúdo, depois mais – 25 minutos dedicados à resolução de questões do mesmo conteúdo (sugerimos, aqui, anotar as questões que errou e as partes em que teve mais dúvida) e

– 25 minutos dedicados à revisão (utilize as suas anotações dos minutos de resolução de questões para revisar).

 

Vantagens da técnica Pomodoro

O criador do método defende que a técnica pomodoro oferece diversos benefícios. Veja alguns:

  • Alívio da ansiedade;
  • Aumento do foco e da concentração;
  • Aumento da conscientização das decisões;
  • Aumento da motivação;
  • Reforço da determinação para atingir os objetivos;
  • Melhora do processo de trabalho ou estudo;
  • Reforço da determinação de continuar a aplicar-se em face de complexas situações.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of