fbpx 260711774397346
Engenharia

Discursivas de Instalações

By 16 de julho de 2019 No Comments
instalações

Instalações

Instalações é uma disciplina muito importante em concurso público para engenharia civil. Neste artigo, trazemos questões discursivas de concursos anteriores sobre Ventilação e Ar-Condicionado, Instalações Hidráulicas e Sanitárias. Assim, você pode aprofundá-los e revisá-los.

Discursivas

Marcar certo ou errado, ou fazer uma prova de múltipla escolha requer cuidado e atenção. No entanto, para fazer uma boa prova discursiva é preciso algo mais, pois ao contrário dos outros formatos, os “chutes” não são possíveis.

O segredo para uma boa prova discursiva, na verdade, não é um segredo. São dicas que, combinadas com bastante treino, podem transformar a maneira como encara uma prova discursiva.

Na sequência, apresentamos questões de Instalações. Você encontra questões objetivas e discursivas gratuitamente, filtrada por disciplina e assunto  no https://engcivil.maquinadeaprovacao.com.br/

Instalações de Ventilação e Ar-Condicionado

MPOG

Ano: 2015

Banca: CESPE

Pergunta

O condicionamento de ar objetiva controlar simultaneamente a temperatura, a umidade, a movimentação, a renovação e a qualidade do ar de um ambiente. Em certas aplicações, controla, também, o nível de pressão interna do ambiente em relação aos ambientes vizinhos. Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca de sistemas de ventilação e exaustão. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:

  1. aplicação e tipos da ventilação geral;
  2. aplicação e partes de um sistema de exaustão;
  3. tipos e características de ventiladores relativamente ao acoplamento com o motor elétrico.

Resposta

A ventilação geral é aplicada em lugares onde não é possível a captação de contaminantes antes que eles se espalhem pelo ambiente. É um processo de circulação de ar normalmente aplicado em grandes aglomerados humanos, como cinemas, teatros, salas de reunião, cujos odores devem ser eliminados por meio da penetração de ar fresco. Há três tipos de ventilação geral: por insuflação (o ventilador lança o ar no recinto que fica com pressão maior que a pressão do ambiente externo, de modo que o ar viciado é retirado do ambiente por meio de aberturas); por exaustão (o ventilador retira o ar do recinto; assim, há uma pressão negativa no recinto em relação ao exterior); por ventilação mista (um ventilador insufla o ar no ambiente e outro retira o ar viciado).

Um sistema de exaustão é aplicado em lugares em que se deseje evitar que partículas contaminantes se espalhem pelo ambiente (Ex. de aplicação: cabines de soldagem, cabines de pintura com pistola-spray). As partículas devem ser captadas nos locais de origem para serem lançadas no exterior (com processos de filtragem). As partes principais do sistema de exaustão são: captor (local de coleta dos contaminantes. Exemplo: coifa); dutos de ar (caminhos pelos quais o ar é transportado); ventilador (centrífugo ou axial, proporciona a sucção dos contaminantes); chaminé (tem como função lançar na atmosfera os poluentes captados no ambiente conduzidos por meio da pressão nos dutos, formada pelo ventilador).

O motor e o ventilador podem ser ligados diretamente (no mesmo eixo) ou por meio de correias. Tipos de ventiladores: ventilador centrífugo (empregado em instalações de grande porte); ventilador axial ou tipo hélice (usado em pequenas instalações de ar condicionado ou de exaustão mecânica).

Instalações Hidráulicas

CAERN 

Ano: 2010

Banca: FGV

Pergunta

Determine a vazão a ser considerada nos seguintes dimensionamentos de tubulações de água fria:

  1. No trecho inicial (de maior vazão, que alimenta todos os aparelhos) de uma coluna de distribuição de água fria, sabendo-se que ela alimenta uma válvula de descarga, uma máquina de lavar roupas, uma máquina de lavar pratos, duas torneiras de lavatório e duas torneiras de pia de cozinha. Explicite seus cálculos. 
  2. No ramal que alimenta as duas máquinas (de lavar roupas e de lavar pratos) e as torneiras (duas de lavatório e duas de pia de cozinha). Explicite seus cálculos. São dados os pesos relativos dos pontos de utilização: 
  • válvula de descarga: 32,0, 
  • máquina de lavar roupa: 1,0, 
  • máquina de lavar pratos: 1,0, 
  • torneira de lavatório: 0,3, 
  • torneira de pia de cozinha: 0,7.

Resposta

Item 1: Soma dos pesos correta para o primeiro trecho.

Item 2: Cálculo da vazão correta para o primeiro trecho. 

Item 3: Soma dos pesos correta para o segundo trecho. 

Item 4: Cálculo da vazão correta para o segundo trecho.

Instalações Sanitárias

CAERN

Ano: 2014

Banca: FUNCERN

Pergunta

Cite três dificuldades encontradas no Sistema Condominial de Esgotos.

Resposta

1- NEGOCIAÇÃO DE IMÓVEIS – Quando os imóveis em cujos terrenos se assentam as tubulações da rede coletora, são negociados, há a necessidade de renovação do trabalho de conscientização da filosofia do Sistema Condominial para os novos moradores.
2- DIFICULDADES DE MANUTENÇÃO DA REDE COLETORA – Quando os imóveis são ampliados ou quando se constroem cômodos sobre a rede coletora, fica impossibilitada a manutenção da rede nos trechos afetados.
3- OBSTRUÇÃO DA REDE COLETORA – Em decorrência do lançamento indevido de resíduos sólidos, por falta de consciência do usuário ou ainda por eventuais desavenças entre vizinhos prejudicando toda a comunidade beneficiada pela rede coletora.
4- EXISTÊNCIA DE ÁRVORES, DE TANQUES SÉPTICOS OU DE POÇOS NOS QUINTAIS – Quando ocorre tal situação, a rede coletora é obrigada a se desviar, alterando as condições de projeto.

Dúvidas?

Estuda para concursos de engenharia e está com alguma dúvida?

Ou precisa que um edital seja analisado ou da resposta de questão (objetiva ou discursiva)?

Fico feliz em ajudar. Envie um “oi” para o meu whatsapp.

Baixe AGORA um Ebook com um Manual completo de Engenharia Civil para Concursos Públicos e esteja preparado para toda e qualquer prova na área! É GRÁTIS!

Bons estudos.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of