fbpx 260711774397346
Dicas

Como aprender qualquer coisa e não esquecer mais

By 7 de março de 2019 2 Comments

Aprender algo novo rapidamente e de uma maneira que não seja esquecido é uma habilidade que, ao ser desenvolvida, poderá ser determinante no sucesso de seu futuro.

Esta é a premissa que o livro “Make it Stick: The Science of Successful Learning” (Fixe a aprendizagem: a ciência de aprender com sucesso, tradução livre, sem edição no Brasil), escrito por Peter Brown, Henry Roediger e Mark McDaniel.

“Aprender é ser capaz de lembrar”, afirmam os autores

De acordo com os autores, é preciso aprender constantemente e lembrar o que aprendemos durante a vida. Seja para passar em um concurso, seja para ficar à frente no trabalho, se você aprende bem, já tem uma vantagem em relação aos outros.

Hábitos comuns, como decorar, podem até ajudá-lo no momento, mas assim que utilizar a informação decorada, ela cai no esquecimento. Por isso, o livro reúne dicas capazes de auxiliá-lo a aprender melhor e a levar o aprendizado por toda a sua vida.

Confira!

Associe o que você já sabe com novas informações

Essa é uma maneira de acrescentar informações ao que você já tem internalizado e usando suas próprias palavras. Os autores são assertivos: “quanto mais você consegue explicar como o novo aprendizado se relaciona com seu conhecimento prévio, mais forte será sua compreensão e mais conexões você criará para se lembrar mais tarde”.

Uma maneira eficaz de aprender e não esquecer é transferir a teoria para o seu dia a dia. Por exemplo, se você está estudando os conceitos da transferência de calor em uma aula de física, pode trazer a teoria para a sua rotina e pensar na transferência de calor de uma xícara de café em suas mãos.

Chutar uma resposta também é positivo

De acordo com os autores, responder antes mesmo de ter certeza sobre a resposta é algo posivito: “Ao explorar o desconhecido e quebrar a cabeça primeiro, você é muito mais propenso a aprender e lembrar da solução do que se alguém te ensinasse logo de cara”,afirmam.

Ao estudar, é positivo tentar encontrar as respostas e resolver os problemas antes mesmo de abrir os livros. Esta característica transferida para o campo profissional, você pode levar soluções ou sugestões antes mesmo de entrar em uma reunião.

Analise o que estudou

Após passar horas debruçado sobre uma pilha de livros, tire um tempo para refletir e avaliar o que estudou. Pergunte-se o que correu bem, o que pode ser melhorado, o que o assunto te lembra, entre outras questões importantes.

Quinze minutos de reflexão sobre um dia todo de estudos melhoram o seu desempenho em cerca de 23%, segundo uma pesquisa conduzida em Harvard.

Use fichas coloridas

Faça anotações de palavras-chaves que funcionarão como gatilhos para você lembrar o que estudou. Ter um contexto é bem mais eficaz do que apenas grifar um texto. Ao rever essas informações, as chances de internalizar o conteúdo são bem maiores.

Identifique os pontos cegos

Saber o que você não sabe é o que os autores do livro chamam de calibrar: “é simplesmente o ato de usar um instrumento objetivo para limpar ilusões e ajustar o seu julgamento para refletir melhor a realidade.”

Isso acontece quando você descobre que, durante esse tempo todo, estava fazendo algo errado e não tinha ideia disso. Por isso, é preciso se livrar de ilusões cognitivas, ou seja, entender verdadeiramente algo que achava que entendia, mas na verdade, não. Só assim você descobrirá o que realmente precisa aprender.

Ainda precisa de ajuda?

Conheça a nossa consultoria! Ela pode ser o diferencial nessa sua jornada até a aprovação!

2
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Renata WerneckAmorim Junior Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Amorim Junior
Visitante
Amorim Junior

Estou muito feliz com o metodo!! Parabens!

Equipe EduQC
Admin
Equipe EduQC

Que bom que está gostando, Júnior! Muito obrigada! Qualquer dúvida, estamos à disposição!