fbpx 260711774397346
Dicas

Como controlar as horas de estudos?

By 8 de abril de 2019 No Comments

Quantas pessoas você conhece que dizem estudar o dia inteiro, há anos, mas que mesmo assim não foram aprovadas? No post de hoje vamos mostrar que passar muito tempo estudando não significa que você está aprendendo: saiba a diferença entre horas líquidas e horas brutas de estudo.

  • Hora bruta: É o tempo como ele passa normalmente, o tempo do relógio. Ex: se você estuda de 8h às 10h, você estuda BRUTO 2h.
  • Hora líquida: É o tempo que você efetivamente estuda, sem contar as pausas. Ex: se durante essas duas horas você parou 15 minutos para beber água, ir ao banheiro, você estudou 1h45min líquido.

Quem, normalmente, diz que estuda 8 horas por dia, estuda 8 horas brutas. Na verdade, essas pessoas não acabam estudando nem a metade desse tempo.

A dica que trazemos nesse post é: que tal começar a medir as horas líquidas que você estuda? Faça o experimento de, durante um dia de estudos, anotar toda e qualquer pausa que fizer e o motivo de cada uma. Por exemplo: parei por 5 minutos para atender ao telefone. Assim, você vai perceber o que mais está te atrapalhando e vai poder fazer adaptações (como colocar o celular no modo avião ou esperar mais cinco minutinhos pra tomar um copo d’água).

Criando esse hábito, você vai começar a estudar muito mais. Lembre-se que o que não pode ser medido, não pode ser melhorado.

Quando você passar a medir as suas horas líquidas de estudo, você vai ficar assustado com a quantidade de tempo que perde atendendo telefone, checando e-mails, redes sociais, levantando para beber água.

A Máquina de Aprovação tem uma ferramenta integrada de controle de estudos. Você nos diz o quanto de tempo bruto você tem para estudar e nós organizamos, por meio dos pomodoros, o seu tempo para que você estude cada vez mais e melhor até ser aprovado.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of