fbpx 260711774397346
Diplomacia

As vagas no CACD e a edição de 2019

By 27 de março de 2019 No Comments

Diplomatas da Turma 2015 do IRBr posam para foto na escadaria do Palácio Itamaraty (Jessika Lima/MRE/Flickr).

CACD 2019

O novo Ministério das Relações Exteriores (MRE) ainda não confirmou a realização do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), em 2019. Logo, também não foi divulgada, até o momento, a quantidade de vagas para novos diplomatas que será oferecida na próxima edição do concurso.

No entanto (conforme tratamos no post Quando será o CACD de 2019?), desde que o primeiro CACD foi realizado, em 1996, o concurso ocorre todos os anos. Espera-se, portanto, um novo edital nesse ano, provavelmente no mês de junho.

A quantidade de vagas será definida somente na portaria que lança as diretrizes para realização do concurso. Antes desse momento, porém, cada um pode arriscar um exercício de forecasting a partir, por exemplo, do histórico de vagas oferecidas nos concursos anteriores.

O histórico de vagas no CACD

Para facilitar o exame, elaboramos uma planilha com dados de todas as edições do CACD. Além disso, também incluímos as seleções realizadas pelo Instituto Rio Branco (IRBr) antes do primeiro CACD (conforme tratamos no post O primeiro CACD da história, de 1946 a 1995, o IRBr selecionava candidatos ao “CPCD”, sem admissão direta nos quadros do MRE, ou realizava “concurso direto”, sem passagem por curso de formação).

As informações foram coletadas do Anuário de 2015 do IRBr e das páginas do Cespe.

Depreende-se da tabela que foram poucas as edições que selecionaram quantidade de candidatos muito diferente da média histórica (29). Os anos que se destacam acima da média são a sequência 2006-2010.

Esse período compreende o esforço de ampliação de postos de serviço no exterior, durante a administração do ministro Celso Amorim, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Após esse período, ocorreram oito edições do CACD, das quais cinco contaram com exatamente 30 vagas e duas com 26 vagas. Somente em 2014, um ano de forte contenção de despesas, o número de vagas se afastou muito da média histórica.

Portanto, não será grande surpresa se o CACD de 2019 ofertar 30 vagas ou algo muito próximo da média de 29 vagas.

Leave a Reply