fbpx 260711774397346
AbinDiplomaciaPolicial

Quanto tempo dura um CACD?

By 27 de maio de 2019 No Comments

Ministros das Relações Exteriores do Brasil e da Alemanha, 2019 (Arthur Max/MRE/Flickr). 

Um CACD dura aproximadamente 6 meses

Para os exageradamente ansiosos, participar de um concurso público é certamente muito difícil. Os certames são, em geral, constituídos de múltiplas fases e etapas. Todo o conjunto pode durar meses ou até anos.

Não foge à regra o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), embora nunca um CACD, em todas as suas fases, tenha ultrapassado um ano inteiro de duração.

Desde 2005, ano em que a fase de provas orais foi abolida, já foram realizadas 14 edições do CACD. Compilamos em uma tabela os dados de abertura e encerramento desses concursos, a partir dos editais disponíveis nas páginas do Cespe.

Calculamos o tempo que separa as datas dos editais inaugurais e finais. A edição mais curta foi a de 2014, com 131 dias. A mais longa, a de 2012, com 231 dias. A duração média, 188 dias.

CACD, Abin e PF

Apesar de cada edição ser longa, com aproximadamente 6 meses de duração, perceba o lado bom da história. Quando comparado com determinados concursos, o CACD é disparadamente o certame mais curto. 

Isso se explica, em grande parte, pelo fato do curso de formação dos diplomatas ser realizado somente após o término do concurso. Por exemplo, nos casos das carreiras da Polícia Federal (PF) e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que também têm tradicionalmente o Cespe como organizadora dos certames, os cursos de formação são realizados ainda como etapa de seleção do concurso.

Comparamos os calendários do CACD 2018, dos concursos para Agente e Delegado da Polícia Federal, respectivamente em 2012 e 2014; e das primeiras turmas dos concursos da Abin, em 2008 e 2010.

Como se preparar para cada fase do CACD?

No post anterior, tratamos do calendário das fases de cada CACD, desde 2002, quando o Cespe começou a colaborar com o Instituto Rio Branco na organização dos concursos. Também discutimos o valor de realizar uma preparação completa, desde o início, considerando o calendário apertado e a eficiência de um estudo dedicado na parte escrita.

Confira nosso postCalendário histórico das fases do CACD e preparação adequada.

Planeje seus estudos desde já. O EduQC, por meio da Máquina de Aprovação, oferece ferramentas tecnológicas, fundamentadas em sólido conhecimento estatístico, para que candidatos à diplomacia possam ter um plano de estudos personalizado e pragmático.

É o caminho para a aprovação, sem percalços. Encare o desafio de ser membro do serviço exterior brasileiro.

Leave a Reply