fbpx 260711774397346
DicasDiplomaciaPortuguês

UFSC publicou doutorado sobre o CACD

By 28 de maio de 2019 No Comments

Centro de Eventos da UFSC (Henrique Almeida/Portal UFSC)

O histórico do CACD

O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) é fascinante para muitas pessoas, não só candidatos. O modelo de seleção, único no universo dos concursos, atrai diversos interesses. Até mesmo de um doutorando.

O Instituto Rio Branco (IRBr) promoveu o primeiro CACD em 1996, embora já realizasse regularmente seleções para diplomatas há 50 anos. Desde aquele ano, 24 edições foram realizadas, até a última, em 2018. Veja nosso post O concurso dos sonhos.

O doutorado

A frequência dos eventos despontou como objeto de estudo para Daniel Lopes Bretas, que obteve o título de doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com a monografia “O processo seletivo dos diplomatas brasileiros”. O estudante recebeu orientação dos professores Héctor Leis e Ricardo Silva e concluiu o doutorado em 2017.

O trabalho foi apresentado como requisito para diplomação no programa de pós-graduação em Sociologia Política, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC, em Florianópolis. A tese foi julgada e aprovada pela banca de seis examinadores e posteriormente publicada no repositório de teses da universidade, no seguinte link.

Destaques da pesquisa

A pesquisa de Bretas concentrou-se na análise das provas e dos guias de estudos publicados pelo IRBr entre 1995 e 2010 (nós falamos sobre esses guias no post Dinossauros do CACD). Além disso, buscou perceber a evolução da prova de História do Brasil ao longo dos anos, considerando as mudanças do ambiente político.

Antes de partir para as considerações sobre o recorte de estudos, o doutorando apresentou uma revisão bibliográfica, que conta com pesquisas correlatas; o contexto do IRBr, com espaço para comparações com a academia diplomática argentina, o Instituto del Servicio Exterior de La Nación (ISEN); e uma lista de 23 autores da literatura brasileira que representaram a diplomacia em suas obras.

Apresentação do sumário

 

Endereços úteis

 

O CACD em “10 tweets”

  • O que é Itamaraty?
    É o “apelido” do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em referência ao Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, que foi sede da diplomacia por mais de 70 anos. O MRE ajuda na elaboração e execução da política externa.
  • O que é o CACD?
    Redução do título “Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata”. Criado em 1996. É realizado anualmente. Desde 2002, na parceria IRBr e Cebraspe. Confira o post: O primeiro CACD da história.
  • O que é o IRBr?
    Redução de “Instituto Rio Branco”, órgão vinculado ao MRE e responsável por selecionar e treinar novos diplomatas. O nome faz alusão ao Barão do Rio Branco (1845-1912), patrono da diplomacia brasileira. Fundado em 1945, no centenário do Barão.
  • O que é ser diplomata do Itamaraty?
    A carreira agrega basicamente duas funções: prestar assistência consular a brasileiros frente a governos estrangeiros; ou assistência diplomática do Brasil frente a outros estados. Repartições públicas como Consulados e Embaixadas expressam essa distinção.
  • Todos os diplomatas trabalham no exterior?
    Não. Há postos de lotação em Brasília e em diversos estados da federação.
  • O que é preciso para ser diplomata?
    Ser brasileiro nato e apresentar diploma de graduação (em qualquer área) após aprovação no CACD. Veja o postQuem pode ser diplomata?.
  • Há restrição de idade para ser diplomata?
    Não há restrição expressa, mas há os limites implícitos da maioridade civil (18 anos) e da aposentadoria compulsória no setor público (75 anos). Veja o post: A legislação e a idade.
  • Quanto é o salário de um embaixador?
    R$: 27.369,67. Esse é o salário do último nível da carreira, cerca de 30% maior que o do primeiro nível, R$: 19.199,06, conforme a Lei 13.464/2017. Confira o postO salário está cada vez mais valorizado.  
  • O que é ser embaixador?
    É o título dado a quem está no último grau da carreira de diplomata (ministro de primeira classe) e pode chefiar uma embaixada. São 6 níveis: terceiro/segundo/primeiro-secretário, conselheiro, ministro de segunda classe/primeira classe.
  • Quando será o CACD 2019?
    O concurso foi anunciado pelo presidente Bolsonaro e deve ter edital lançado em junho, de modo semelhante ao edital de 2018. Confira o post: Bolsonaro anuncia CACD de 2019 a 2022.

Quem é Victor Maia?

É o engenheiro do ITA e mestre em estatística pela UnB que fundou o EduQC, empresa de tecnologia para estudos. Você pode tê-lo como seu consultor!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of