fbpx 260711774397346
Diplomacia

Bolsonaro anuncia CACD de 2019 a 2022

By 14 de maio de 2019 No Comments
Texto alternativo

Diretora do IRBr e Secretário-Geral do MRE (Flickr)

 

Formatura do IRBr

No dia 3 de maio, o presidente Bolsonaro participou da cerimônia de formatura dos alunos do Instituto Rio Branco (IRBr), no Ministério das Relações Exteriores (MRE), ocasião em que anunciou a realização de concursos para diplomata até o final de seu mandato. A declaração ocorreu no momento em que a tradição de seleções anuais, mantida desde 1946, parecia muito ameaçada.  

O novo governo assumiu a administração pública em um contexto de crise fiscal. No objetivo de cortar gastos e evitar novas despesas, os dirigentes centrais tem declarado o objetivo de privilegiar a digitalização da burocracia à nova contratação de servidores.

Esse cenário já seria suficiente para preocupar os estudantes, sobretudo os mais experientes, que esperam por novos certames. Mas o temor provocava efeito mais acentuado nos candidatos do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD).

Os cacdistas, embalados no histórico da regularidade, dedicam-se anos, edição após edição, até lograr aprovação. Comentamos isso no post Quantas vezes os aprovados de 2018 foram reprovados no CACD.  

Lauro Jardim noticia “furo” de que não haveria CACD em 2019

Além de tudo, o ponto alto da aflição ocorreu no dia 2, com a publicação da notícia “Tesouras bate as portas do Itamaraty”, por Lauro Jardim, no jornal O globo. O periodista revelava que o governo não faria seleção para diplomatas em 2019. A manchete viralizou rapidamente.

No entanto, menos de 24 horas depois, o presidente contradisse a notícia. Bolsonaro abriu seu discurso na cerimônia anunciando não só a edição do CACD em 2019, como também de outras edições nos anos restantes do seu governo, que terminará em 2022.

Confira o momento do anúncio:

Edital em junho e primeira prova em outubro (provável!)

 A data do novo certame não foi anunciada, mas é possível esperar que a portaria de autorização do concurso e o edital de abertura sejam publicados no próximo mês (junho), conforme análise que divulgamos no post Quando será o CACD 2019?.

Porém, vale ressaltar uma novidade. Esse será o primeiro CACD sob o Decreto n° 9.739/19, que prevê a distância de 4 meses entre o edital e a primeira prova. Anteriormente, o prazo era de 2 meses.

Endereços úteis

O CACD em “10 tweets”

  • O que é Itamaraty?
    É o “apelido” do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em referência ao Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, que foi sede da diplomacia por mais de 70 anos. O MRE ajuda na elaboração e execução da política externa.
  • O que é o CACD?
    Redução do título “Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata”. Criado em 1996. É realizado anualmente. Desde 2002, na parceria IRBr e Cebraspe. Confira o post: O primeiro CACD da história.
  • O que é o IRBr?
    Redução de “Instituto Rio Branco”, órgão vinculado ao MRE e responsável por selecionar e treinar novos diplomatas. O nome faz alusão ao Barão do Rio Branco (1845-1912), patrono da diplomacia brasileira. Fundado em 1945, no centenário do Barão.
  • O que é ser diplomata do Itamaraty?
    A carreira agrega basicamente duas funções: prestar assistência consular a brasileiros frente a governos estrangeiros; ou assistência diplomática do Brasil frente a outros estados. Repartições públicas como Consulados e Embaixadas expressam essa distinção.
  • Todos os diplomatas trabalham no exterior?
    Não. Há postos de lotação em Brasília e em diversos estados da federação.
  • O que é preciso para ser diplomata?
    Ser brasileiro nato e apresentar diploma de graduação (em qualquer área) após aprovação no CACD. Veja o postQuem pode ser diplomata?.
  • Há restrição de idade para ser diplomata?
    Não há restrição expressa, mas há os limites implícitos da maioridade civil (18 anos) e da aposentadoria compulsória no setor público (75 anos). Veja o post: A legislação e a idade.
  • Quanto é o salário de um embaixador?
    R$: 27.369,67. Esse é o salário do último nível da carreira, cerca de 30% maior que o do primeiro nível, R$: 19.199,06, conforme a Lei 13.464/2017. Confira o postO salário está cada vez mais valorizado.  
  • O que é ser embaixador?
    É o título dado a quem está no último grau da carreira de diplomata (ministro de primeira classe) e pode chefiar uma embaixada. São 6 níveis: terceiro/segundo/primeiro-secretário, conselheiro, ministro de segunda classe/primeira classe.
  • Quando será o CACD 2019?
    O concurso foi anunciado pelo presidente Bolsonaro e deve ter edital lançado em junho, de modo semelhante ao edital de 2018. Confira o post: Bolsonaro anuncia CACD de 2019 a 2022.

Quem é Victor Maia?

É o engenheiro do ITA e mestre em estatística pela UnB que fundou o EduQC, empresa de tecnologia para estudos. Você pode tê-lo como seu consultor!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of