fbpx 260711774397346
Diplomacia

Aviso aos navegantes do TPS

By 26 de abril de 2019 No Comments

Navio-Escola da Marinha Espanhola, no Rio de Janeiro, em 1948 (Arquivo Nacional/Flickr).

Atalho nos estudos

O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) tem um programa de estudos extenso. Por isso, saber os assuntos mais recorrentes nas provas pode oferecer atalhos aos estudantes que querem otimizar sua preparação.

No entanto, antes de explorar o “mar de questões”, há um aviso importante.

O perigo do edital sintetizado

Como o Victor Maia sempre resgata nas suas instruções, o popular “edital sintetizado” pode ser perigoso. Não há maior estrago para o sucesso de um bom candidato que os vícios herdados do fascínio por esse método de estudo.

Afinal, concernente à Teoria de Resposta ao Item (TRI), que sustenta as provas do Cebraspe, o que realmente pinça os melhores candidatos dentre a imensa horda de concorrentes é justamente o que só esses candidatos conseguem acertar. Isso normalmente ocorre quando aparece aquele conteúdo que cai menos, ou que nunca foi cobrado, mas que esses caras estudaram.

Porém, saber o que é mais importante num programa extenso tem suas vantagens. Dá um ânimo inicial, faz sentir que o aproveitamento nos simulados melhora rapidamente e ajuda a priorizar os tópicos mais relevantes para o plano de estudos. O Victor falou um pouco sobre isso quando explicou neste vídeo a evolução “linear, convexa e côncava” da proficiência de um candidato. Vale muito a pena conferir a explicação!

Os concursos não estão mais difíceis, nem mais fáceis

Além disso, também já abordamos a questão da falsa impressão de que o concurso está cada vez mais difícil. Esse é outro vício muito comum.

Ele é fundamentado na preocupação excessiva com a nota de corte. Veja nossa explicação que desmistifica esse problema no post O CACD não está mais difícil nem mais fácil.

Os temas mais cobrados no TPS

Quanto ao que é mais importante no TPS, se você ainda não sabe o que a sigla significa e nem o seu contexto no concurso, confira primeiramente nossos posts explicativos:

Nos próximos posts exploraremos a incidência de temas em questões para cada disciplina. Acompanhe as novidades e siga firme nos estudos!

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of