fbpx 260711774397346
Engenharia

Discursivas de Engenharia Civil

By 27 de junho de 2019 No Comments
discursivas de engenharia civil

Discursivas de Engenharia Civil

Treinar questões discursivas de engenharia civil é muito importante em concurso público. Neste artigo, trazemos questões discursivas de concursos anteriores sobre Canteiro. Assim, você pode aprofundá-lo e revisá-lo.

Veja também:

Discursivas de Obras Rodoviárias

Discursivas de Edificações

Discursivas de Fiscalização de Obras

Discursivas de Geotecnia

Discursivas de Engenharia Legal

Discursivas de Meio Ambiente

Discursivas de Arquitetura

Discursivas de Instalações

Discursivas de Manutenção Predial

Dicas de Discursivas

Marcar certo ou errado, ou fazer uma prova de múltipla escolha requer cuidado e atenção. No entanto, para fazer uma boa prova discursiva é preciso algo mais, pois ao contrário dos outros formatos, os “chutes” não são possíveis.

O segredo para uma boa prova discursiva, na verdade, não é um segredo. São dicas que, combinadas com bastante treino, podem transformar a maneira como encara uma prova discursiva.

Na sequência, apresentamos questões de Canteiro. Você encontra questões objetivas e discursivas gratuitamente, filtrada por disciplina e assunto  no https://engcivil.maquinadeaprovacao.com.br/

Canteiro

Abin

Ano: 2018

Banca: Cespe

Pergunta

Tendo em vista que alguns fatores contribuem para a incidência de acidentes de trabalho, redija um texto, em forma de um plano de gestão de riscos, acerca de riscos profissionais em canteiro de obras e de riscos ambientais nos locais de trabalho em geral. Ao elaborar o seu texto, faça o que se pede a seguir.

  1.  Comente sobre os riscos mais comuns em canteiros de obras. 
  2. Apresente a classificação dos riscos ambientais e inclua exemplos desses riscos.
  3. Descreva as principais medidas mitigadoras de riscos no ambiente de trabalho.

Resposta

No tocante à primeira determinação, destacamos a desorganização, desatenção, quedas de materiais, quedas de nível, falhas de sinalização, choques elétricos, dermatoses ou alergias, entre outros, como riscos mais comuns no canteiro de obras.

Para a segunda determinação, mencionamos os riscos ambientais considerados na NR-9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais): riscos físicos — ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações —, riscos químicos — poeiras, gases, vapores — e riscos biológicos — bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, além de riscos ergonômicos – esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso.

Para a terceira determinação, citamos medidas como a utilização de equipamentos de proteção individual e coletiva, cumprimento das normas regulamentadoras, capacitação e treinamento, criação de comissão interna de prevenção de acidentes e programas de prevenção de acidentes.

CBTU

Ano: 2014

Banca: Consulplan

Pergunta

Na implantação de um canteiro de obras é necessária a preparação do terreno, que consiste na limpeza e remoção da camada vegetal. Tem-se, ainda, a movimentação de terra, como o corte e o aterro. Deve-se preparar o fechamento de cercas em torno do canteiro, a drenagem, os acessos, as instalações, as edificações provisórias, as áreas operacionais, as áreas de vivência e os fornecimentos provisórios de água e energia elétrica.

Escreva, coerentemente, como se deve proceder a implantação do canteiro de obras, explicando os procedimentos a serem adotados para a confecção deste, não apenas com as informações apresentadas anteriormente, mas incluindo informações complementares para a implantação do canteiro de obras. 

Resposta

Na implantação deste, deve-se procurar evitar, ao máximo, o deslocamento das instalações durante a execução do projeto, evitando desperdício de material e mão de obra. Em terrenos de área reduzida, particularmente nos grandes centros urbanos, é, muitas vezes, necessária a implantação de um canteiro de obras inicial, com muitas deficiências e pouco conforto para os trabalhadores.

Nestes casos, somente após a desforma de duas ou três lajes, poderá a administração da obra implantar um canteiro em condições satisfatórias. Para a implantação do canteiro de obras deverão ser obedecidas as normas técnicas que estabelecem as áreas destinadas à execução e ao apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e vivência.

Finalmente, também é importante a preocupação sobre a limpeza, a movimentação de terra e os acessos, bem como sobre a estocagem de materiais, a distribuição de máquinas e equipamentos, locais para preparo de argamassas e concretos e a proteção contra incêndios.

BNDES

Ano: 2011

Banca: Cesgranrio

Pergunta

Em obra que necessita de implantação de canteiro, mas se encontra em terrenos com área reduzida, discorra sobre o que é necessário fazer para que as instalações provisórias não sejam desconfortáveis para os trabalhadores, no que diz respeito à sua implantação, preparação e fechamento.

Resposta

Na implantação de um canteiro de obras, deve-se procurar evitar, ao máximo, o deslocamento das instalações durante a execução do projeto, evitando desperdício de material e mão de obra. Em terrenos de área reduzida, particularmente nos grandes centros urbanos, muitas vezes, é necessária a implantação de um canteiro de obras inicial, com muitas deficiências e pouco conforto para os trabalhadores. Nestes casos, somente após a desforma de duas ou três lajes, poderá a administração da obra implantar um canteiro em condições satisfatórias. Para a implantação do canteiro de obras deverá ser obedecida a NBR 12284 que estabelece as áreas destinadas à execução e ao apoio dos trabalhos da indústria da construção, dividindo-se em áreas operacionais e áreas de vivência.

Quanto à preparação: a limpeza do terreno consiste na retirada de todos os eventuais entulhos e obstáculos para a construção. Eles devem ser removidos e destinados em local apropriado. Em alguns casos, se pode proceder à abertura de buracos para que sejam enterrados ou, ainda, se for possível, aproveitá-los para um aterro, dependendo da qualidade do material.

Finalmente, a economia é um item que deve sempre estar presente em todos os aspectos da obra sem, no entanto, comprometer o projeto e a segurança. Os fechamentos e cercas devem ser sempre de materiais que não comprometam os custos. Ao final da obra, essas instalações serão desfeitas para dar lugar ao fechamento definitivo e nem sempre os materiais utilizados serão reaproveitados.

Dúvidas?

Estuda para concursos de engenharia e está com alguma dúvida?

Ou precisa que um edital seja analisado ou da resposta de questão (objetiva ou discursiva)?

Fico feliz em ajudar. Envie um “oi” para o meu whatsapp.

Baixe AGORA um Ebook com um Manual completo de Engenharia Civil para Concursos Públicos e esteja preparado para toda e qualquer prova na área! É GRÁTIS!

Bons estudos.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of